SOBRE OS QUEEN + ADAM LAMBERT      ARQUIVO AO VIVO      2012      2014      2016      2017      2018      2019      2020

Decorria o ano de 2009, e iniciava-se mais uma temporada do famosíssimo American Idol - Temporada 8. Adam Mitchel Lambert, nascido em 29 de Janeiro de 1982 em  Indianápolis, apresentou-se ao júri desse concurso na cidade de São Francisco, Califórnia,  com uma música dos Queen...nada mais nada menos que Bohemian Rhapsody. A 20  de maio de 2009, Lambert conquistou o segundo lugar no programa. Cantou na final, juntamente com o outro finalista Kris Allen, o tema We Are The Champions dos Queen. Confesso admirador dos Queen desde pequeno, ficou desde então uma ligação entre ambos que prometia colaborações futuras.

Lançou-se então numa carreira a solo e lançou em Novembro de 2009 o seu primeiro álbum, For Your Entertainment, que contou com o mais conhecido single do vocalista,Whataya Want From Me. Em Maio deste ano lança o seu segundo álbum de originais, Trespassing. Adam inicia a sua primeira tounée em 4 de Junho de 2010, denominada de Glam Nation Tour. A tourné teve mais de 100 espectáculos passando por mais de 50 Países.

A 6 de Novembro de 2011 os Queen foram homenageados pela MTV, pela sua enorme contribuição para a música. Para a sua performance nos MTV EMA 2011, Brian May e Roger Taylor convidaram Adam Lambert para um medley. Ficou aqui demonstrada toda a qualidade e potencialidades de Lambert como vocalista. Anteviu-se imediatamente uma possível colaboração futura, tal como já no passado tinha acontecido com Paul Rodgers.

Surgiu então a oportunidade de realizarem um concerto em conjunto no Sonisphere Festival, que se realizaria em Knebworth, local mítico do último concerto dos Queen com Freddie Mercury. No entanto, por motivos económicos, o festival foi cancelado e surgiram três datas em Londres (Hammersmith), uma em Moscovo e uma em Varsóvia a que se veio juntar a data em Kiev, para uma campanha de apoio na luta contra a SIDA.

​Esta ligação ficou tão forte entre a banda e o vocalista que, já em 2014, decidiram agendar 24 datas na América do Norte durante os meses de Junho e Julho, com passagem pelas principais cidades dos Estados Unidos da América bem como pelo Canadá, esgotando pavilhões míticos como o Madison Square Garden em Nova Iorque e o Air Canada Centre em Toronto. Já nos meses de Agosto e Setembro deslocaram-se à Asia onde tocaram no Japão e na Coreia do Sul, e à Austrália onde esgotaram todas as datas agendadas.

Em Outubro de 2014, a banda decidiu satisfazer os inúmeros pedidos dos fãs europeus para uma tour europeia, e agendou para 2015 vinte e sete concertos com passagem por várias cidades em Inglaterra, mas também a visita a países como a Alemanha, Suíça, França e Itália. Os fãs sul americanos também não ficaram esquecidos, e em Setembro realizaram alguns concertos no Brasil, Argentina e Chile. A 18 de Setembro, os Queen voltaram à Cidade do Rock, num concerto inserido na comemoração dos 30 anos do Rock in Rio.​

A 10 de Novembro decidem revelar novas datas confirmando a presença em alguns festivais de verão europeus. Portugal é a primeira confirmação, fazendo com que os Queen voltem pela segunda vez na sua história a Portugal e marcando a estreia de Adam Lambert em terras lusas. A 20 de Maio de 2016 marcaram presença no Rock in Rio Lisboa.​

 

A banda durante o ano de 2017, andou em tournée pelos Estados Unidos e Canadá, depois seguiu para a Europa e Reino Unido, promovendo espetáculos com a temática dos quarenta a nos no álbum News Of The World.

A 5 de Fevereiro de 2018, é anunciado o regresso da banda a solo nacional, desta vez com paragem na Altice Arena no dia 7 de Junho de 2018. Foi o primeiro data europeia da tour e um concerto mais especial, já que ao contrário do
Rock in Rio, neste evento a grande maioria da audiência era constituída por fãs de Queen, criando um ambiente único. Esta digressão terminou em Setembro de 2018, em Las Vegas, com uma minitour constituída por dez concertos.

A 10 de Junho de 2019, começou em Vancouver a Rhapsody Tour no seguimento do sucesso do filme autobiográfico da banda Bohemian Rhapsody, Esta primeira parte da Tour contou com concertos nos Estados Unidos e Canadá e terminou a 23 de Agosto de 2019 em Charlotte. 

A segunda parte da Rhapsody Tour iniciou-se a 18 de Janeiro de 2020 em Seoul na Coreia do Sul e passou pelo Japão, Nova Zelândia e Austrália, sendo as restantes datas, infelizmente, adiadas devido à pandemia do covid-19.

 

Já durante o confinamento resultante da pandemia, os Queen+Adam Lambert lançaram o single You Are The Champions, cujas receitas reverteram para a Organização Mundial de Saúde, fazendo assim a sua parte na luta contra o vírus. 2020 fica também marcado pelo lançamento do álbum Live Around the World, o primeiro resultante da parceria Queen + Adam Lambert e que inclui temas selecionados por Brian, Roger e Adam entre vários concertos ao vivo. Há que destacar que esta coletânea inclui dois temas gravados durante o concerto de Queen + Adam Lambert no Rock in Rio 2016, nomeadamente Don't Stop Me Now e I Want to Break Free . Estes dois temas foram agrupados num single disponível nas plataformas de streaming dos Queen, intitulado Live in Portugal. 


Brian May - Guitarra/Voz
Roger Taylor - Bateria/Voz
Adam Lambert - Voz

Spike Edney - Teclados/Voz
Neil Fairclough - Baixo/Voz
Tyler Warren - Percussão/Bateria/Voz

 

SOBRE NÓS:

O Homem, por si só, não consegue viver isolado. Os seres humanos precisam de comunicar, expressar… precisam que a sociedade lhes garanta uma estrutura onde ele se revejam. As comunidades são importantes porque acolhem, protegem e permitem a partilha. São micronações reguladas de forma endógena pelo interesse no bem comum e o Queen Portugal é tudo isto sendo que o nosso bem comum são a melhor banda de rock de todos os tempos: os Queen.

© QUEEN PORTUGAL
2011 - 2021