O que foi 2017 para os fãs dos Queen, e o que esperar para 2018…


Estamos a caminhar para o final do ano e, como se impõe nesta época, é necessário fazermos um levantamento da nossa actividade enquanto Comunidade, acompanhado de um balanço do que foi o mundo Queen neste ano de 2017. As metas para 2017 eram altas, tento em conta que vínhamos de um ano pós Queen + Adam Lambert em Portugal, onde tínhamos crescido como nunca antes tinha acontecido. Podemos agora afirmar que contávamos com uma estagnação no nosso crescimento mas, surpreendentemente, continuamos a crescer e consolidamos o Queen Portugal como a casa dos fãs dos Queen em Portugal. Numa tentativa de expandir o Queen Portugal e assim chegarmos a mais pessoas, lançamos neste ano o Instagram que, paulatinamente, tem vindo a crescer. Este é mais um espaço onde queremos congregar toda a nossa Comunidade em torno da nossa grande paixão. Este ano tivemos mais uma vez os já habituais festejos do Freddie For A Day (FFAD) no Hard Rock Cafe Lisboa e, para nossa grande felicidade, as celebrações estenderam-se também a norte, no Hard Rock Cafe Porto. O FFAD deste ano no Hard Rock Cafe Lisboa, foi também marcado pelo início dos festejos do nosso 6º Aniversário onde, perante uma sala esgotada, os One Vision ajudaram-nos ao lançamento dos nossos cachecóis, que resultaram um autêntico êxito, sendo necessário o fabrico de uma segunda edição devido às diversas encomendas recebidas.



O ano que agora termina fica igualmente marcado pela passagem do Dios Salve a La Reina por Portugal. Em Outubro a banda argentina de tributo aos Queen tocou no Campo Pequeno em Lisboa (dia 27), e no Coliseu do Porto dia (dia 31). O concerto no Campo Pequeno, ficará especialmente marcado, pelo facto do vocalista Pablo Padin ter gentilmente aceite pousar para as fotos com um cachecol Queen Portugal, entregue por membro da nossa comunidade.


A 24 de Novembro, homenageamos Freddie Mercury, estando presentes no Garden Lodge – Logan Place 1 (residência de Freddie Mercury em Londres), tendo imortalizado o momento fotograficamente. Os fãs portugueses também puderam homenagear Freddie Mercury em dois concertos lotados dos One Vision, dia 24 no RCA Club em Lisboa e dia 25 no Mary Spot em Matosinhos. Estes concertos tiveram a particularidade de, na sua maioria, conterem músicas da autoria exclusiva de Freddie. Ainda no decorrer deste ano, e em apenas 3 meses, atingimos consecutivamente as barreiras dos 2000 e 3000 seguidores no Facebook, onde lembramos possuímos uma actividade praticamente diária e diversificada. Tudo isto aconteceu, num ano em que os Queen + Adam Lambert estiveram em digressão um pouco por toda a Europa, mas infelizmente ficando Portugal de fora.


Aproveitando a deixa Queen + Adam Lambert, entramos assim no nosso balanço do que foi o mundo Queen em 2017. Destacamos então o lançamento comemorativo do 40º aniversário do mítico álbum News Of The World… este artigo é autêntica jóia, digna de coroar a coleção de um fã dos Queen. Os quarenta anos de News Of The World, foi ainda o mote para o regresso aos palcos da parceria Queen + Adam Lambert. A 23 de Junho, e perante uma lotada Gila River Arena em Phoenix (Arizona), arrancava então uma digressão pela América do Norte que viria a terminar em Agosto. Neste período a banda deu vinte seis concertos entre os Estados Unidos da América e o Canadá, onde os recintos estiveram sempre esgotados. Após a digressão pela América do Norte, seguiu-se a digressão Europa + Reino Unido, que contou com vinte cinco datas. O grupo aproveitou assim brilhantemente a efeméride, apresentando uma setlist arrojada onde constavam temas raramente tocados ao vivo, ou mesmo nunca antes interpretados. Os fãs puderam ouvir pérolas como It’s Late, Spread Your Wings ou Get Down Make Love, entre outras. Tudo isto num totalmente novo e arrojado palco em forma de guitarra, este cenário contou ainda com a participação especial do Frank.


2017 foi ainda o ano em que Brian May lançou o livro Queen 3D e, após cerca de cinco anos de preparações, começou a ser gravado o tão esperado filme dos Queen – Bohemian Rhapsody. Para coroar de êxito este ano espectacular o nosso Brian foi eleito o melhor Guitarrista Rock para a revista Total Guitar. Este ano foi, por isso, bastante positivo para tudo o que representam os Queen, razão pela qual queremos em 2018 fazer ainda mais e melhor por esta paixão. Para 2018 os Queen + Adam Lambert têm já algumas datas marcadas, bem como os Queen Extravaganza que voltaram à estrada. Por cá nós também já estabelecemos alguns objectivos que vos queremos apresentar.

Comecemos então pelo nosso merchandise onde iremos lançar uma terceira edição dos cachecóis Queen Portugal, para assim chegarmos a todos aqueles que não conseguiram obter o seu anteriormente. No próximo ano apresentaremos uma nova t-shirt. Queremos ver o nome da nossa Comunidade espalhado por todo o Portugal, e acreditamos que estes dois produtos serão a melhor forma de mostrarmos o orgulho que temos em sermos portugueses juntamente com o enorme amor que nutrimos pelos Queen.


As efemérides são sempre especiais, e 2018 trará a celebração dos 40 anos do álbum Jazz, conscientes de toda a importância da data, iremos promover algumas acções de celebração desse acontecimento. Traremos entre outras coisas a disponibilização de todas as bootlegs áudio existentes da Jazz Tour, acompanhadas pelo respectivo relato do concerto, à semelhança do que fizemos com grande sucesso em 2016 com os trinta anos da Magic Tour. Os 40 anos do Jazz serão ainda alvo de uma surpresa que iremos lançar em Janeiro, a qual necessitará da ajuda de todos vocês… fiquem atentos! Iremos ainda fazer todos os esforços para termos Freddie For a Day 2018 coroado do sucesso!


Queremos terminar deixando um tremendo OBRIGADO a Brian May e Roger Taylor, por continuarem um projecto que (não esqueçamos) é deles! E por continuarem a realizar os sonhos de milhares de fãs por todo o mundo. A felicidade que é para um fã dos Queen, conseguir ver dois dos seus ídolos é algo fantástico. Um obrigado do tamanho do mundo para Adam Lambert!

Sem ele, estes sonhos antes referidos poderiam não ter sido realizados. Ele faz justiça aos Queen e é um de nós, um fã, que tem a oportunidade de trabalhar com os ídolos, e nós aqui no Queen Portugal, queremos o bem de todos nós fãs, e Adam, voltamos a referir, é um de nós! O tributo que presta ao nosso querido Freddie Mercury em todos os concertos é maravilhoso e só merece a nossa admiração por isso. Por fim, e tão importante como tudo o resto, um obrigado a vocês, fãs dos Queen, por ajudarem no crescimento da nossa comunidade, por darem vida aos Queen, por prolongarem e por dignificarem o legado dos Queen. Sem vocês, nada disto seria possível! O Queen Portugal é feito por fãs, para fãs…. de uns de vós, para vós! Bem hajam! VIVA OS QUEEN!


Arquivo de Noticías

© 2011 - 2020 - Queen Portugal - Portal da Comunidade de Fãs Portugueses dos Queen