As Red Special's Usadas em Bohemian Rhapsody Movie

18 Jul 2018

O esperado filme biográfico sobre os Queen da 20th Century Fox "Bohemian Rhapsody" está preparado para arrasar, com a data de lançamento de 1 de Novembro em Portugal, os problemas à volta da sua muito trabalhada produção desvaneceram no brilho dos trailers já lançados.

 

Passamos a publicar estratos de uma entrevista dada em Outubro de 2017 ao site TheRedSpecial.com, com Brian May e o criador das duas guitarras usadas no filme, Andrew Guyton.

 

No final desta entrevista temos imagens dos pormenores recriados em cada guitarra.

 

TheRedSpecial.com: Por favor fale-nos das guitarras que estão a ser usadas no filme.

 

Brian May: Foi pedido ao Andrew Guyton para fazer guitarras com o propósito de serem usadas no filme, e ele fez duas guitarras diferentes que representam a minha Red Special no passado. Uma para o Live Aid e outra para o Madison Square Garden nos anos 70, ele fê-las absolutamente fiéis à aparência e estado de conservação que tinham à data: é estranho de se ver. Alturas em que tinha pedaços de fita a segurá-la, alturas em que o braço estava gasto e tinha perdido alguma da sua cor, os danos que tinha. Ele reproduziu tudo até ao mais pequeno detalhe.

 

Andrew Guyton: Eles enviaram-me um e-mail a dizer que queriam adereços para o filme, mas não sabiam exactamente o que fazer. No início, eles pensaram em modificar umas BMG Supers, e perguntaram-me se podia construir três em três semanas. Essa era a ideia original, mas eu disse-lhes que era impossível fazê-lo naquele espaço de tempo. Depois de uma troca de ideias, concordámos que eu iria construir duas, uma igual à alturas das gravações da Bohemian Rhapsody e outra da época do Live Aid. Começámos pela primeira e isso durou duas semanas - aliás, ambas duraram duas semanas a construir – mas ambas foram acabadas a tempo!

 

RS.com: Presume-se que elas têm as marcas de uso e de desgaste correctas para a época que representam...

 

BM: A que o Gwilym, que faz de mim no filme, está a usar nesta altura para recriar o período do Rockfield tem um pedaço de papel vermelho a tapar um buraco. Ele está a fazer a cena onde eu estou a gravar o solo da Rhapsody – provavelmente não deveria estar a contar-vos isto! - e o Freddie está a ouvir e a comentar. Eu costumava enrolar as cordas e ele reproduz isso, e os danos exactos que o braço tinha. É surpreendente!

 

AG: Eu tentei recriar o envelhecimento das guitarras o mais preciso que consegui, tendo em conta o tempo que me deram. Se pensarmos naquilo que uma guitarra passa ao longo dos tempos e o impacto que tem, como por exemplo no braço, existe um desgaste gradual. Obviamente que há muito dano causado por uma sixpence e colocar 30 anos de danos numa guitarra é muito difícil. Eu usei uma escova de aço e um pedaço de uma moeda para o efeito.

 

RS.com: O que usou como referência?

 

AG: Usámos todas as fotografias que conseguimos encontrar e tivemos ajuda do Greg Brooks e do arquivo dos Queen. Ele enviou-nos muitas imagens, especialmente dos anos 70, porque embora existam muitas fotografias a circular, poucas têm a qualidade necessária. Umas das coisas nas quais ficámos presos foi no indicador do botão do volume (da versão da era do Live Aid); parecia mudar ao fim de uns anos.

 

RS.com: Existiram outros problemas?

 

AG: Os afinadores nos anos 70 foram um grande problema; tentar encontrá-los online foi um pesadelo. Por isso falei com um colega, Martyn Booth, para ver se ele tinha alguns e ele deu-me os da sua primeira guitarra. Ele tinha a certeza que eram iguais. Tivemos que modificá-los mas não foi tão mau como eu pensava que seria.

 

RS.com: Quão parecidas estão as guitarras adereço em termos de construção, comparadas com a Red Special original?

 

AG: Os braços são de mogno e carvalho. O corpo é contraplacado.

 

RS.com: Funcionam como guitarras normais?

 

AG: São "bonecos" mas tudo funciona mecanicamente, mas não há som se as tocarmos, nada está ligado com fios.

 

BM: Elas funcionam, são guitarras normais. Não sei o que faremos com eles, talvez algo para a caridade. Isso seria fantástico.

 

Fonte: TheRedSpecial.com

 

Red Special dos anos 70.
RS prop. Imagem da Guyton Guitars

 

Red Special da época do Live Aid - The neck pickup and fingerboard from.
RS prop  Imagem da Guyton Guitars

 

A neo-legendária ‘red dot’…
RS prop. Imagem da Guyton Guitars

 

Red Special da época do Live Aid - Desgaste da parte traseira. Nota para o pedaço de fita a segurar.
RS prop. Imagem da Guyton Guitars

 

Red Special da época do Live Aid - Botão de volume
RS prop. Imagem da Guyton Guitars

 

Red Special dos anos 70 - Os afinadores em aproximação.
RS prop. Imagem da Guyton Guitars

 

Uma das Red Special's adereço em construção.
RS prop. Imagem da Guyton Guitars.

 

Red Special da época do Live Aid - The preworn Tri-Sonics covers
RS prop. Imagem da Guyton Guitars

 

Red Special da época do Live Aid - A ponta do braço de vibrato
RS prop. Imagem da Guyton Guitars

 

Corpo de uma das Red Special's adereço em construção.
RS prop. Imagem da Guyton Guitars.

Please reload

Arquivo de Noticías

24 Jun 2019

Please reload

Queen Portugal

© 2011 - 2020 - Queen Portugal - Portal da Comunidade de Fãs Portugueses dos Queen