O primeiro concerto dos Queen foi há 50 anos


Hoje celebramos precisamente 50 anos do primeiro concerto dos Queen, que aconteceu no City Hall em Truro, Reino Unido.


Este foi o primeiro concerto em que foi utilizado o nome Queen, apesar dos jornais locais da Cornualha o terem anunciado utilizando o nome anterior - Smile. Isto aconteceu devido a Winifred Taylor, Mãe de Roger Taylor, ter conseguido este concerto de beneficência a favor da Cruz Vermelha com alguma antecedência.


Winifred mandou publicar alguns anúncios, a partir em Fevereiro, e até praticamente o dia do concerto a banda manteve-se indecisa quanto ao nome a adoptar.


Interessante o facto de o anúncio a partir da terceira semana de Abril dizer que a banda que tinha sido substituída pelos Smile se chamava Sour Milk Sea, uma banda que teria sido marcada na semana anterior, mas que entretanto se teria separado – cujo o vocalista se chamava Freddie Bulsara.


Nascido Farrokh Bulsara, o vocalista, à altura, utilizava o nome artístico Freddie Bulsara. O Freddie era conhecido dos três membros dos Smile. Ele era companheiro de apartamento de Brian May nessa altura, assistiu a muitos concertos dos Smile, e algumas vezes até fez de roadie da banda. Freddie adorava a música dos Smile, mas ao mesmo tempo, tinha a opinião que a apresentação deles em palco era completamente errada e que necessitavam de mais teatralidade.


Brian recordou-se mais tarde de Freddie ter dito “isto é realmente bom – é espectacular como vocês estão conscientes de como construir atmosferas e de como mandá-las abaixo. Mas não se estão a vestir como deve ser, não se estão a dirigir à audiência como deve ser. Há sempre uma oportunidade de nos conectarmos.”


Em alguma altura entre Abril e Junho de 1970, Freddie, Brian e Roger juntaram forças musicalmente.


A formação original dos Queen contava com Freddie Bulsara, Brian May, Roger Taylor e Mike Grose. Mike era um baixista da Cornualha e tinha tocado ocasionalmente com os Smile, mais tarde recebeu um convite de Roger Taylor para ingressar no grupo.


Mike Grose viria a sair da banda, tendo-se sucedido uma serie de baixistas até à entrada de John Deacon que se viria a fixar como o baixista definitivo dos Queen.


De acordo com uma entrevista que Freddie deu à Circus em 1977, a primeira música que a banda alguma vez tocou foi a Stone Cold Crazy.


O baixista Mike Grose recordaria quase quarenta anos depois do primeiro concerto dos Queen, que este havia sido muito descuidado, já que a banda ainda não sabia bem os arranjos das suas músicas, “nós tentámos esconder as gafes, mas para ser brutalmente franco fomos muito bruscos”.


Roger Taylor recorda bem este concerto e diz que a banda também tocou a Son and Daughter. O restante alinhamento foram provavelmente covers – músicas dos Smile, já que tanto o Freddie como o Mike estariam familiarizados como elas, Mike Grose afirmaria que a banda tocou covers de Led Zeppelin nos seus primeiros concertos. Entre elas estariam muito provavelmente Communication Breakdown, já que Freddie havia cantado este tema no passado ano com a sua banda Wreckage.


Infelizmente Mike Grose deixou-nos no dia 7 de Março de 2019.


Roger recordou mais tarde como Freddie “ainda não tinha a técnica que desenvolveu mais tarde, ele soava um pouco como uma ovelha muito poderosa”. Noutra ocasião Roger disse, “O Freddie tinha uma musicalidade natural. Era um verdadeiro dom, mas ele tinha um vibrato muito estranho quando nos conhecemos, que algumas pessoas achavam algo estranho. Mas ele aplicou-se e deixou de lado a sua própria persona. Ele inventou-se a si próprio.”


Noutra ocasião Roger recordou o quão rico se sentiu ao ganhar £50 neste concerto.


Brian depois assistir a um concerto de Rory Gallagher com os Taste em Londres, perguntou-lhe como ele conseguia ter aquele som, Rory disse-lhe que utilizava o seu pedal de efeitos (Dallas Rangemaster) para o seu Vox AC30. Brian recordou mais tarde que este era exactamente o som de guitarra que tinha idealizado e que tem sido desde aí o seu setup básico desde essa altura.


Brian começou a utilizar a sua moeda six-pence em vez de uma palheta desde o início, esse é sem dúvidas outro elemento chave do seu som único.

Arquivo de Notícias
 
24 Outubro 2020
Mudança de Horário
 
23 Outubro 2020
Especial Queen - Hoje às 21h15 | Rádio Valdevez
 
21 Outubro 2020
À Quarta Há Cover | EP3 - Staying Power por Nuno Bettencourt e Gary Cherone
21 Outubro 2020
Queen Tour Truck
 
20 Outubro 2020
Chamada para todos os Fãs dos Queen + Adam Lambert pelo Mundo!
 
20 Outubro 2020
Até Sempre Tony Lewis!
 
18 Outubro 2020
Ópera Spectacular | Tributo a Queen celebrando Queen
15 Outubro 2020
Adam Lambert em entrevista à M80
14 Outubro 2020
À Quarta Há Cover | EP2 - Now I'm Here pelos Van Halen
 
9 Outubro 2020
Os Queen e Adam Lambert são N.º 1 com Live Around The World
9 Outubro 2020
Os Queen e Adam Lambert trazem a banda de volta a N.º 1 
7 Outubro 2020
À Quarta Há Cover | EP1 - Tie Your Mother Down por Lemmy Kilmister
6 Outubro 2020
Roger Taylor - "RIP Edward Van Halen"
 
6 Outubro 2020
Brian May "completamente destroçado" com o falecimento de Edward Van Halen
5 Outubro 2020
Imagens inéditas de I Want It All
2 Outubro 2020
Novidades para Quarta-feira
2 Outubro 2020
Hoje é lançado o Queen + Adam Lambert - Live Around The World!
 
2 Outubro 2020
Entrevista de Adam Lambert à Sapo Mag
2 Outubro 2020
Dios Salve a la Reina remarcam tour para 2021
29 Setembro 2020
Votação: The Rhapsody Tour
29 Setembro 2020
Queen + Adam Lambert | Live Stream Q&A
 
26 Setembro 2020
Apelo
 
25 Setembro 2020
Queen + Adam Lambert em entrevista
24 Setembro 2020
Rua Freddie Mercury anunciada em Munique
 
21 Setembro 2020
Queen Fan Club: Convenção Virtual
 
17 Setembro 2020
Os Queen na capa da MOJO
 
17 Setembro 2020
Máscaras da Mercury Phoenix Trust
 
14 Setembro 2020
Queen Portugal na Rádio Valdevez
 
14 Setembro 2020
Novidades Sobre John Deacon
6 Setembro 2020
Obrigado!
5 Setembro 2020
Parabéns Freddie!
 
5 Setembro 2020
Happy Birthday Freddie! | Parabéns Freddie!
3 Setembro 2020
5 de Setembro | Especial M80

© 2011 - 2020 - Queen Portugal - Portal da Comunidade de Fãs Portugueses dos Queen