David Fincher, realizador de Se7en, fala de Sacha Baron Cohen como Freddie!


Que o biopic Bohemian Rhapsody andou durante anos em fase de gestação, todos sabemos. Que vários nomes tiveram ligados ao mesmo, também não é novidade. O que acabamos por ter, apesar de ter dividido a crítica ao meio, foi um filme onde Rami Malek brilhou como o “nosso” Freddie e um restante elenco que também se entregou com empenho total ao material. E deu a conhecer a música a muita gente nova.

Um dos nomes que esteve mais tempo ligado a Bohemian Rhapsody na fase embrionária foi Sacha Baron Cohen como intérprete principal. Era uma escolha intrigante, sem qualquer dúvida. Quer pelo aspecto físico (inegavelmente poderia emular Freddie nos maneirismos e na parte corporal), quer pelo modo como queria retrata a vida do nosso Rei. Porém, este último aspecto afastou-o de May e Taylor. Cohen queria um Mercury mais “dirty”, num retrato com maior ênfase à vida privada e debochada de Mercury e Rog e Bri queriam algo centrado na música da banda e na interacção entre os seus membros.


Outro nome ligado ao filme, nas fases iniciais, foi David Fincher, ainda mais intrigante. O realizador de Se7en, Fight Club ou The Social Network dispensa qualquer tipo de apresentação de tão bom que é. Durante o podcast americano “The Director’s Cut”, Fincher elogiou Cohen e a sua ética de trabalho. E fez uma revelação curiosa: existem “test photos” de Cohen como Freddie Mercury e que estão “espectaculares”.


Lá está, a visão do actor, segundo Stephen Frears (também ligado ao projecto), era muito diferente da de May e Taylor… Sacha queria um biopic “outrageous”. Os músicos foram mais defensivos… Ambas visões artísticas legítimas, só que diferentes.


O filme foi um sucesso estrondoso na bilheteira, provando que a música dos Queen está viva e de saúde. Malek encheu um armário de prémios como Mercury. Mas estas palavras de Fincher são intrigantes… Muito! A perspectiva de Fincher realizar um biopic com Baron Cohen como Mercury é curiosa. Muito! E vocês, gostavam de, no mínimo, ver as fotos?