Queen, os 50 anos em fotografia


É uma das questões de sempre entre os fãs: os 50 anos dos Queen foram em 2020 ou celebram-se neste 2021? É certo que o nome Queen apareceu ainda em 1970, mas a formação com John Deacon é de 71. E é verdade que a celebração do 20º aniversário ocorreu em 1990.


Porém, Brian May não quis deixar em claro um aniversário tão redondo este ano. Para tal, divulgou uma série de fotos do seu cervo pessoal e que retrata os bastidores da vivência dos nossos 4 rapazes nas décadas de 70 e 80. Um dos destaques destas novas fotografias vai para um jovem Freddie Mercury nuns curtos calções vermelhos, com Roger Taylor, a servir-se num churrasco ao ar livre.


Este “momento” faz parte de uma série de fotos divulgadas num artigo do jornal inglês Daily Mail e que poderão ser encontradas na nova edição do livro Queen in 3D. Este tipo de fotografia, conta o próprio May, é tirada através de uma máquina especial que tira duas películas iguais que, visualizadas por um equipamento especial, dá o efeito das três dimensões.


Para já, May e Taylor não preveem qualquer tipo de celebração especial dos 50 anos. Foi ponderada a criação de um emblema especial da banda para celebrar a data, mas a ideia foi arrumada pelos próprios. Segundo os próprios Bri e Rog, o que há a celebrar é estarem vivos e ainda poderem tocar ao vivo. Assim, ao que parece, qualquer de celebração está posta de parte, além deste novo conjunto de fotografias.


Queen + Adam Lambert ao vivo só em 2022, fruto da pandemia que o mundo atravessa. Planos para Portugal, oficialmente, não existe, estando previstas datas em Julho para Espanha.


Abaixo podem ser vistas as fotos publicadas originalmente no Daily Mail.


Brian com a câmera Stereo Realist (3-D) na mão, 1978. "O fascínio pelo estéreo que aprendi quando criança nunca foi embora. Comprei a minha primeira câmera estéreo de filme de 35 mm em 1974, na nossa primeira turnê dos Queen nos Estados Unidos".

Freddie Mercury no camarim a receber uma peruca nas fotos de It's A Hard Life em 1984.

Brian disse: "Estas fotos são da turnê do Jazz nos EUA em 1978. Observem o rosto do robô do News Of The World no bombo do Roger, nunca usado na Europa. Para Freddie, há muito que se foram os cabelos esvoaçantes e o glamour de Zandra Rhodes. Ele agora ostenta orgulhosamente a imagem clássica do ícone gay. As meninas amavam-no ainda mais! Lembra-me de alguém que conhecemos muito bem no palco atualmente"

Brian May 'em um forte papel de apoio' durante as filmagens de It's A Hard Life em 1984.

Roger Meddows Taylor em pleno voo durante o seu timpani solo aquando da Brighton Rock, durante a turnê de Jazz da banda nos EUA.

Roger e Freddie nos bastidores em 1975. As novas fotos apareceram na última edição do livro de Brian Queen In 3-D. O guitarrista também desenhou o Owl - o visor que vem com o livro para permitir que os leitores vejam as imagens em três dimensões.

Brian May, em 1973, tirou muitas das fotos com uma câmera estereoscópica, que usa duas lentes para tirar simultaneamente um par de imagens que, quando vistas por um visor especial, criam o que parece ser uma fotografia tridimensional. Na foto, aeroporto Charles de Gaulle em Paris. Brian disse: "Roger e Freddie. E há outra pessoa que não conseguimos ver, mas acho que era um tipo grande chamado Dave, que, enquanto actuava como nosso assistente pessoal, tentou agarrar a gestão da banda. Ele, como muitos outros, não durou muito tempo connosco".

Queen In 3-D, de Brian May, The London Stereoscopic Company, custa 30 libras. Ver mais em: www.shop.londonstereo.com.

Freddie e Roger nos bastidores do Budokan, Tóquio, 1975. Brian disse: "Aqui estamos nos bastidores, no Budokan. Estamos a ver todo o tipo de brinquedos, livros e presentes que os fãs japoneses nos deram - apenas uma avalanche de coisas adoráveis. Tinha sido tudo entregue no nosso camarim".


Freddie e Mary Austin em 1975. Brian disse: "Bela foto de Freddie e Mary. Eu nem tinha reparado naquela época que eles parecem estar a usar peles de raposa. Deviam ser antigas, reaproveitadas, é claro - provavelmente da tenda de Roger e Freddie no mercado de Kensington. Mas, no entanto, agora eu iria olhar para eles com horror."


Columbus, Ohio, em Fevereiro de 1975. Brian disse: "Aqui estou eu com roupas de inverno e um chapéu confortável em Columbus, Ohio, em Fevereiro de 1975. Eu optei por um casaco de lona de lã em vez do habitual couro de carneiro. Mesmo naquela época eu não gostava de usar pele de animal, embora essa consciência não se tivesse espalhado para o calçado".


Freddie nos bastidores do Budokan, Tóquio, 1975. Brian disse: "Um presente dos japoneses - bonecos feitos com amor por nós quatro".


As novas fotos surgem na última edição do livro de Brian May - Queen In 3-D.