Queen The Greatest | EP 1: O Início da História - Keep Yourself Alive


Bem-vindos ao ”Queen - The Greatest” - uma celebração de 50 dos maiores momentos da história dos Queen até agora, que começa aqui e que vai, durante um ano, continuar a trazer uma das maiores histórias já contadas.

Com cinco décadas para explorar, a série de histórias semanais destacará algumas das maiores canções, performances mais memoráveis ​​e incríveis conquistas que os Queen nos trouxeram desde que tudo começou em 1971.


E onde melhor começar esta jornada do que com a música que deu início a tudo - “Keep Yourself Alive”.


“Keep Yourself Alive” foi uma das primeiras canções gravadas pela banda, parte da primeira demo montada em Dezembro de 1971, e acabou por se tornar a primeira faixa do primeiro lado do primeiro álbum da banda - Queen.


A música foi escrita e composta por Brian May, que diz: “Eu não tinha muita certeza se era um compositor, na verdade, apenas tive essa ideia e, estranhamente, a letra de “Keep Yourself Alive” foi feita para ser um género de comentário. A letra foi escrita para ser ligeiramente irônica. Todos sempre pensaram que ‘Keep Yourself Alive’ era apenas uma música alegre sobre como é bom estar vivo, mas na verdade é mais sobre fazer a pergunta ‘há mais na vida do que isso?’ Em certo sentido.”


Como uma abertura marcante e confiante, "Keep Yourself Alive" foi finalmente lançada como o primeiro single da banda em Julho de 1973. Para acompanhar o lançamento, a empresa de gestão da banda providenciou a filmagem de um vídeo promocional. No entanto, o cenário totalmente branco e as roupas que estavam em completo contraste com a forma como a banda queria que a música fosse retratada. Então os Queen insistiram para que essa versão alternativa com a qual estamos tão familiarizados hoje fosse filmada.


Desde os primeiros dias dos Queen, quando Freddie Mercury subiu ao palco pela primeira vez com Brian e Roger em 1970, “Keep Yourself Alive” era uma presença constante na setlist. Continua a ser um dos temas favoritos ao vivo. E como uma moldura perfeita para mostrar os talentos colectivos e individuais da banda, é fácil entender porque era um prazer para o público e um tema habitual, mesmo com os concertos dos Queen a tornarem-se cada vez maiores...


Na próxima semana: Concertos "The Rainbow" em 1974 e "Killer Queen".


Queen - The Greatest - Todas as sextas-feiras às 12 horas (horário de Portugal Continental).


Inscrevam-se aqui no canal oficial dos Queen no YouTube.


Fonte: Queen Online