top of page

24 de Março de 1987: O dia em que Freddie Mercury conheceu Montserrat Caballé


No dia 24 de Março de 1987, ou seja há precisamente trinta e quatro anos, Freddie Mercury conhecia Montserrat Caballé no Hotel Ritz em Barcelona. Durante o encontro Freddie improvisou diante Montserrat Exercises In Free Love cantando em falsete a parte que seria de Montserrat caso ela aceitasse... assim estava descoberta uma paixão comum por criar algo novo e que viria a surpreender o mundo.

A sua admiração por Montserrat vinha desde de 1983, quando o nosso vocalista viu no London Royal Opera House a soprano a interpretar Un Ballo in Maschera de Verdi.

Montserrat gostou que Freddie, ao contrário das aparências, tivesse mais preocupado em mostrar a sua voz em vez da sua imagem. "Quando ele se sentou ao piano para improvisar, percebi que tinha um verdadeiro músico à minha frente."

Freddie criou assim de imediato uma boa impressão em Montserrat, ao ponto da soprano concordar em encontrar-se com o vocalista dos Queen novamente na sua casa em Londres para gravar uma demo. Freddie quis receber Montserrat com todo o requinte, não deixando escapar nenhum detalhe, algo que era apanágio do nosso vocalista, o encontro durou até de madrugada, e dele resultaram verdadeiros momentos musicalmente épicos.

Fruto desta parceria resultou um álbum inteiro entre fitas enviadas e recebidas entre o Reino Unido e a Espanha, e sessões de gravação em Londres.


A icónica Barcelona é da autoria de Freddie e do seu produtor Mike Moran. O tema da música não foi nenhuma coincidência. A soprano tinha sido incutida pelo autarca de Barcelona na época - Pasqual Maragall, para actuar na cerimónia de abertura dos jogos Olímpicos (1992), talvez cantando o Hino. Mas foi o irmão de Montserrat, Carles, que sugeriu que ela cantasse nos Jogos Olímpicos com Freddie. Infelizmente esta actuação nos Jogos Olímpicos nunca aconteceu, pois o nosso Freddie viria a partir no dia 24 de Novembro de 1991.

No entanto a 26 de Maio de 1999, na épica final da Champions League, que opôs o Manchester United ao Bayern de Munique, Montserrat, perante um Camp Nou completamente à pinha, actuou com o nosso Freddie nos ecrãs, um forte e emocionante momento que ainda hoje mexe com os sentimentos de qualquer um... ouvir aquele estádio em peso a gritar FREDDIE!

Curiosidade ainda para o facto de em público o nosso Freddie afirmar que a sua cantora favorita era a Montsy, uma maneira especial que ele tinha de pronunciar o primeiro nome de Caballé, podem conferir esta cumplicidade entre ambos nesta entrevista em Ibiza em Maio de 1987.


bottom of page