top of page

Queen The Greatest | EP 2: Live At The Rainbow - Londres, 1974


“Queen - The Greatest” - uma celebração dos 50 maiores momentos da história dos Queen até agora. Episódio 2. Live At The Rainbow - Londres, 1974

Tendo sido o anfitrião de artistas como Jimi Hendrix, The Beach Boys, David Bowie e Eric Clapton, para uma banda jovem como os Queen, ser a atração principal do The Rainbow em Londres foi verdadeira uma coisa de sonhos. Um sonho que se tornou realidade para a banda na sua turnê Queen II em 31 de março de 1974.


O espetáculo no Rainbow foi extremamente significativo no salto do grupo como banda principal. Brian explica: Tínhamos feito a nossa tour de apoio e eis que o promotor Mel Bush veio até nós - ele era um grande promotor na época - e disse ‘Acho que vocês podem ser a atração principal da próxima tour’, e ficámos surpresos. Lembro-me de ter pensado 'Uau, isso é muito rápido', porque normalmente tu abres alguns concertos e ganhas publico, e então tu irias numa tour como cabeça de cartaz.


“Mas ele disse 'Não, acho que vocês conseguem fazer isso, podem esgotar todos estes lugares' e deu-nos uma grande lista - Newcastle City Hall, Manchester's Free Trade Hall ou outro qualquer, tu conheces todos os tipos de concertos clássicos que Bandas de rock fazem, e ele disse 'vocês podem enche-los todos e, no final, vamos fazer o Rainbow'.


Em Outubro de 1974, quando a banda entrou na sua próxima tour no Reino Unido para promover o álbum Sheer Heart Attack, não foi surpresa que o Rainbow fizesse parte da sua agenda de concertos. No entanto, desta vez, devido à grande procura, uma segunda noite, com entradas que esgotaram, teve que ser adicionada.


Essas espetaculares noites no The Rainbow a 19 a 20 de Novembro de 1974 foram uma declaração clara de que, os Queen haviam verdadeiramente mostrado o seu lugar, como um grande espetáculo ao vivo no Reino Unido, .


Também marcou a primeira vez em que os Queen foram filmados profissionalmente ao vivo num concerto. A filmagem foi editada e depois exibida em cinemas britânicos selecionados, destacando assim ainda mais o estatuto emergente dos Queen.


Um facto aleatório: em 1974, uma entrada para esse tão procurado concerto custaria cerca de 1,75 libras.


Próxima semana: “Killer Queen - O single‘ ponto de viragem".





bottom of page