Queen The Greatest | EP 4: Primeiras Viagens: Os Queen na Finlândia


“Queen - The Greatest” - uma celebração dos 50 maiores momentos da história dos Queen até agora... Episódio 4 - Primeiras Viagens: Os Queen na Finlândia.

No final de 1974, os Queen alcançaram o sucesso nos tops de singles, haviam lançado três álbuns e estabeleciam-se como a atração principal no Reino Unido.


No entanto, as ambições da banda não pararam por aí. As suas atenções estavam firmemente voltadas para as apresentações no exterior. O interesse por outros países já estava a começar a crescer, ajudado pelo sucesso de Killer Queen na Bélgica, Alemanha, Áustria, Holanda, Irlanda e Estados Unidos.


Em 1973, os Queen já se tinham apresentado na Alemanha e no Luxemburgo, e então quando se deu a Sheer Heart Attack Tour no final de 74, a Escandinávia tornar-se-ia no novo destino dos Queen na primeira turnê europeia estruturada da banda.


Embora os horários da turnê não permitissem muito tempo para passeios turísticos, cada viagem foi uma experiência nova e excitante, muitas vezes cheia de surpresas para aqueles jovens músicos.


Uma dessas surpresas ocorreu na conferência de imprensa antes da apresentação da banda em Helsínquia, Finlândia, a 25 de Novembro de 1974. Entre os jornalistas habituais, apresentadores de TV e rádio, a segurar um pequeno gravador estava Juha Kakkuri, um jovem de 12 anos , que depois de ouvir a Brighton Rock decidiu que queria os autógrafos da banda. O corajoso rapaz ligou para a gravadora e acabou por ser convidado para entrevistar a banda, para saber o que John comprou na Finlândia; quais eram os doces favoritos de Brian May na época, e porque é que o jovem Juha não conseguiu assistir ao concerto dos Queen naquela noite.


Falando agora, Juha lembra: “O interessante é que o primeiro membro da banda que entrevistei foi Freddie. Quer dizer, eu não sabia que ele era o vocalista, ele poderia ter sido o baixista ou o baterista. Mas por acaso entrevistei o Freddie primeiro, durante minha carreira na rádio, conheci muitas grandes estrelas. Robbie Williams, Rolling Stones. Pessoas assim. Mesmo assim, acho que nada pode superar a experiência de que a primeira pessoa que tu entrevistaste, aos 12 anos, foi o Freddie Mercury.


Mesmo que a banda nunca mais se tenha apresentado lá com Freddie, a base de fãs permaneceu sólida e continuou a crescer, evidenciada pela resposta entusiasmada de Brian e Roger quando regressaram a Helsínquia com Adam Lambert em 2016.


Como iremos testemunhar com tantos outros países ao longo da série Queen The Greatest, desde o início a banda teve uma extraordinária habilidade em formar um vínculo profundo e especial com fãs de todo o mundo que perdura até hoje.


Fonte: Queen Online



Queen The Greatest:

EP 1: O Início da História - Keep Yourself Alive

EP 2: Live At The Rainbow - Londres, 1974 EP 3: O Ponto de Viragem - Killer Queen