Queen The Greatest | EP 5: 1975 A Night At The Opera - Tudo ou Nada


“Queen - The Greatest” - uma celebração dos 50 maiores momentos da história dos Queen até agora... Episódio 5 - 1975 A Night At The Opera - Tudo ou Nada


Brian May: “Não éramos apenas pobres, estávamos também endividados. Todas as empresas de som e iluminação não foram pagas. Então, estávamos em num ponto realmente crucial. Poderíamos nos ter separado se o álbum não tivesse ido bem.

Continuando a celebração de alguns dos maiores feitos dos Queen até agora, este último episódio olha sobre o quarto álbum da banda, A Night At The Opera, lançado em Dezembro de 1975. Considerando o álbum seminal dos Queen, a frágil situação financeira dos Queen à data, fez com que este uma verdadeira jogada arriscada, criando um momento genuinamente de tudo ou nada para a banda.


O álbum é, sem dúvida, os Queen no seu absoluto melhor como músicos, compositores e produtores - aproveitando uma incrível variedade de estilos musicais. O facto de ter sido criado quando a banda estava à beira da ruína financeira, e era, na época, o álbum mais caro do Reino Unido já produzido - colocava em foco o enorme risco que o grupo estava a correr.


Roger lembra isso como um "momento decisivo" para a banda. A banda estava tão endividada que temiam não poder continuar se o álbum não tivesse um bom desempenho.


Brian explica: “Foi um álbum caro, com enorme complexidade. Mesmo olhando para ele agora, eu pergunto-me como fizemos algumas daquelas coisas.


A jogada arriscada valeu a pena e mudou completamente o cenário para os Queen, graças a singles de sucesso, incluindo You’re My Best Friend, pelo baixista John Deacon e, claro, a lendária Bohemian Rhapsody - além de produzir clássicos intemporais dos Queen como Love Of My Life de Freddie Mercury e I’m In Love With My Car de Roger Taylor.


A Night At The Opera liderou os tops em todo o mundo, vendendo mais de 6 milhões de cópias, dando-lhe o status de platina em muitos países, incluindo a multi-platina nos Estados Unidos.


Recebeu aclamação universal e continuaria a receber elogios ano após ano. Em 2018, foi merecidamente introduzido no Grammy Hall of Fame.


Sem dúvida, um marco na vida dos Queen, o álbum, é claro, deu também o que se tornaria na maior música da história da banda - que será explorada no episódio da próxima semana.


Próxima semana: EP 6: Bohemian Rhapsody - A Fazer História


Fonte: Queen Online


Queen The Greatest:

EP 1: O Início da História - Keep Yourself Alive

EP 2: Live At The Rainbow - Londres, 1974

EP 3: O Ponto de Viragem - Killer Queen

EP 4: Primeiras Viagens: Os Queen na Finlândia