Queen The Greatest | EP 6: Bohemian Rhapsody - A Fazer História


“Queen - The Greatest” - uma celebração dos 50 maiores momentos da história dos Queen até agora... Episódio 6 - Bohemian Rhapsody - A Fazer História

Uma jornada pelas maiores conquistas dos Queen não estaria completa sem incluir a inovadora Bohemian Rhapsody. Logo quando a música chegou ao estúdio, a banda acreditou que algo especial estava a surgir. O impacto que teria e continuaria a ter, estava além das suas expectativas, mudando a indústria musical para sempre.


Entregando à banda o seu primeiro single número um de sucesso, a Boh Rhap tornou-se na única música a vender mais de um milhão de cópias em duas ocasiões no Reino Unido.

É também a música mais transmitida do Século XX e em Março de 2021 atingiu o extremamente raro RIAA Diamond status nos EUA, fazendo dos Queen a primeira banda britânica a receber este prêmio.

Embora as semanas de árduo trabalho no estúdio para criar esta obra-prima estejam bem documentadas, ninguém poderia prever que as somente quatro horas passadas pela banda no Elstree Studios do Reino Unido no dia 10 de Novembro, mudariam o curso da história da música para sempre ...


Brian May: “Para ser honesto, não estávamos muito entusiasmados por ir ao 'Top of the Pops' e subir àqueles pequenos pódios e meio que a fazer mimica da Bohemian Rhapsody. Teria sido realmente uma porcaria. ”


Roger: “Utilizámos uma unidade de transmissão de desportos, de fora, para trazer as suas câmaras para os Elstree (Studios), onde estávamos a ensaiar. E poderíamos ir para a estrada e esse (vídeo) poderia estar no Top of the Pops e percebemos 'uau' tu nem precisas mesmo de estar aqui para promover o teu disco agora ... basta fazer um desses pequenos filmes de vídeo e isso é que tem de ser o caminho para o futuro. Fomos os primeiros a fazer isso.”


Freddie: “É o primeiro vídeo que realmente teve algum efeito para gerar verdadeiramente vendas. Muitos vídeos provavelmente foram feitos antes, mas não vendiam discos. Acho que foi o primeiro que realmente funcionou. ”

Dirigido por Bruce Gowers e com um custo de apenas 4500 libras, a promoção de Bohemian Rhapsody é amplamente considerada por ter dado origem à prática de criar videoclipes.

As imagens dramáticas do vídeo tornaram-se tão icônicas e reconhecíveis quanto a própria música. Não é nenhuma surpresa, então, que tenha sido o primeiro videoclipe pré-1990 a ultrapassar a marca de 1000 milhões de visualizações no YouTube.

Próxima semana: Por trás dos Êxitos - Parte 1. Celebrando todos os quatro membros da banda como compositores de sucesso. A Parte 1 examina cinco sucessos nos tops, escritos por Roger Taylor.


Fonte: Queen Online