Queen The Greatest | EP 10: Live in Hyde Park - Picnic à beira do lago Serpentine


Muito obrigado, boa noite a todos. Bem-vindos ao nosso piquenique junto ao lago Serpentine”. Freddie Mercury - 18 de Setembro de 1976.

Depois, fomos ameaçados de prisão”. Brian May.


O episódio da serie Queen The Greatest desta semana remonta a 1976 e o ​​que permanece até hoje, como uma das maiores noites, da carreira notável dos Queen. Humildemente, apesar do sucesso que tiveram até à data, a banda queria fazer algo especial para dizer "obrigado" aos seus fãs leais - e que melhor maneira do que fazer o concerto mais espetacular até à data. Um concerto gratuito no coração de Londres - o Royal Hyde Park.

Entrevistas raras e notícias da época revelam que foi realmente uma noite inesquecível, mas que quase terminou com a prisão da banda.

Como Brian May explica numa entrevista na época, a conquista deste marco histórico de Londres pelos Queen provou ser um empreendimento gigantesco... mas com uma grande recompensa.


Apesar de todos os obstáculos apresentados, o concerto foi adiante, e como mostra a filmagem de um raro clipe da BBC Television News, foi uma grande vitória para a banda.

News Reader: “Mais de 50.000 pessoas compareceram ao concerto gratuito, que foi extremamente pacífico, com apenas quatro detenções num período de nove horas. A presença da Polícia foi reduzida ao mínimo, com apenas 40 policias visíveis, embora pelo menos o dobro do número fora de vista na reserva”.

News Reader: "Os Queen gastaram cerca de cinquenta mil libras do seu próprio bolso para promover o espectáculo. Pode ser apenas rock 'n' roll, mas é caro”.

Na verdade, o tamanho da multidão foi estimado em algo entre 150.000 e 200.000 pessoas, e ao longo de 80 gloriosos minutos, os Queen agitaram o centro de Londres. No entanto, enquanto a banda se preparava para dar à multidão extasiada um bis para terminar a noite, a polícia interveio...

Brian May: "Depois, sendo ameaçados de prisão se fôssemos para o encore, o que ninguém percebeu na época, fomos empurrados para dentro de uma van sob a ameaça de sermos levados para lugares diferentes. Foi muito estranho. Porque eu acho que as pessoas ficaram nervosas com a multidão (...)"

Uma noite como estas precisava de ser preservada, e assim o concerto foi filmado, com imagens deste a serem imediatamente utilizadas no vídeo promocional de Somebody To Love.

Olhando para trás mais recentemente, Brian May relembrou o grande passo que o concerto do Hyde Park representou para os Queen, e o significado que aquela noite teve para a banda.

Quase 30 anos depois, em Julho de 2005, Brian e Roger fariam um regresso emocionante ao Hyde Park com o então vocalista Paul Rodgers. Originalmente agendado para o dia 8 de Julho, o espectáculo foi adiado devido a um devastador ataque terrorista na cidade. No entanto, uma semana depois, sem se deixarem abalar, todos se reuniram para uma noite emocionante e memorável. O concerto teve uma plateia enorme, incluindo várias centenas de equipa de emergência e resgate convidadas pela banda.


Fonte: Queen Online