Queen The Greatest | EP 16: Por trás dos Sucessos - John Deacon



(fotografia de: Queen Productions)


Continuamos esta jornada por alguns dos momentos mais marcantes dos Queen nos últimos 50 anos, celebrando as extraordinárias conquistas de um grupo que viu os quatro membros escreverem singles de sucesso. Nesta semana, serão vistos cinco icônicos sucessos trazidos para a banda pelo brilhante baixista John Deacon.

Embora os Queen tenham recebido crédito coletivo por muitos dos seus maiores sucessos de todos os tempos, nem sempre foi claro quem escreveu cada uma dessas canções que venderam milhões.


Anteriormente, Queen The Greatest destacou as conquistas de composição do baterista Roger Taylor, o foco da serie volta-se para o homem por trás de alguns dos seus maiores sucessos e uma das melhores linhas de baixo de todos os tempos.


O episódio desta semana destaca cinco sucessos clássicos que vieram do fenomenal baixista dos Queen, John Deacon, e sua contribuição para alguns dos momentos mais icônicos dos Queen - não menos importante, a linha de baixo lendária e instantaneamente reconhecível da colaboração entre os Queen e David Bowie - Under Pressure.


Embora John possa não ter escrito tantas músicas quanto os seus colegas de banda, ele é, no entanto, responsável por alguns dos maiores sucessos da banda, como este episódio torna evidente.


Foi só no terceiro álbum do Queen, Sheer Heart Attack, que John entrou pela primeira vez nos créditos de composição com a sua Misfire. O álbum seguinte da banda, A Night At The Opera de 1975, foi onde John conseguiu a sua primeira composição lançada num single - um tema que viria a vender mais de um milhão de cópias apenas nos Estados Unidos - You’re My Best Friend.


O ano de 1977 assistiu ao lançamento de um tema muito querido entre os fãs, Spread Your Wings, mais tarde, em 1980, os Queen lançaram Another One Bites The Dust.


Com mais de 7 milhões de cópias vendidas, para não mencionar os mais de 1000 milhões de streams no Spotify, este hit global de John é o single mais vendido da banda e deu a John a 2.ª posição numa votação do Music Radar sobre as linhas de baixo mais espetaculares de todos os tempos. Na mesma votação, Under Pressure conquistou a 7.ª posição.


Seguiu-se mais um sucesso no topo das paradas em 1984 com I Want To Break Free, que também resultou num vídeo agora lendário e, em alguns casos, controverso... temas agora revisitados neste episódio.


E então, para o álbum A Kind Of Magic, John juntou-se a Freddie para criar Friends Will Be Friends lançado como o 30.º single da banda no Reino Unido em Junho de 1986 e apresentado ao vivo na última digressão, a The Magic Tour de 1986.


O brilhante e muito 'cool' John Deacon.


Mais tarde nesta série, serão discutidos os sucessos compostos por Freddie e Brian.


Na próxima semana: Dia da Independência (a ambição de liberdade financeira e criativa dos Queen finalmente torna-se realidade).



Fonte: Queen Online