M80: Especial Queen Live At Wembley '86


Este ano passam-se trinta e cinco anos deste a última tour dos Queen com Freddie Mercury...


A Magic Tour, com 26 concertos, teve início em Estocolmo, na Suécia, em Junho de 1986, e terminou com a última actuação ao vivo dos Queen com Freddie Mercury, no Knebworth Park, em Hertfordshire, Inglaterra, a 9 de de Agosto. A digressão levara a banda a outros locais do Reino Unido e também à Suécia, Holanda, França, Bélgica, Alemanha, Suíça, Irlanda, Inglaterra, Áustria e Espanha.


​Esta digressão representou ainda a estreia dos Queen atrás da Cortina de Ferro, no Nepstadion de Budapeste, onde conseguiram o feito de serem a primeira grande banda de rock a tocar num estádio do Bloco de Leste. Os 80 000 bilhetes esgotaram em poucas horas (tal como aconteceu, aliás, com os restantes concertos da Magic Tour).

Para esta tour os Queen tomaram a decisão de não tocar em salas fechadas, mas sim em estádios. Embora isto seja prática comum nos dias de hoje, em 1986 muito poucas bandas chegavam a fazer um só espectáculo num estádio. Apenas uma banda com o êxito dos Queen podia fazer esgotar espaços com estas dimensões. Tinham-no feito na Argentina e no Brasil, e voltariam a fazê-lo. Como disse Freddie, «quanto maior, melhor! Em tudo.» Os bilhetes para os concertos da digressão esgotaram em poucas horas e, ao longo daquele verão, os Queen tocaram para mais de dois milhões de fãs.


Foi nesta tour que os Queen deram dois concertos no Estádio de Wembley, sendo que de início estava apenas agendada uma data para Wembley. Mas quando os bilhetes para o espectáculo de sábado, 12 de Julho, esgotaram em poucas horas, foi acrescentado um segundo concerto na sexta-feira (dia 11). Os Queen tornaram-se, assim, a terceira banda de rock na história da música a tocar em dois dias consecutivos neste estádio.

Queen Live At Wembley Stadium, é uma memória fantástica desta notável digressão dos Queen, e um verdadeiro símbolo da banda que a Rádio M80 irá celebrar.


Na próxima segunda-feira, dia 12 de Julho às 22h00, os 35 anos dos míticos concertos dos Queen no Estádio de Wembley, serão celebrados pela M80, com uma emissão muito especial.


Rigorosamente a não perder!

Obrigado M80!