top of page

5 Setembro 2021 | 75.º Aniversário de Freddie Mercury - Hard Rock Cafe Lisboa


O Queen Portugal em parceria com o Hard Rock Cafe Lisboa tem a enorme alegria de anunciar os festejos do 75.º Aniversário de Freddie Mercury, no próximo dia 5 de Setembro no Hard Rock Cafe Lisboa.


Filho de Bomi e Jer Bulsara, Freddie nascia Farrokh Bulsara a 5 de Setembro de 1946, na ilha de Zanzibar. Freddie passou a sua infância na India, tendo começado a ter aulas de piano com sete anos. Ninguém poderia prever até onde o amor pela música o iria levar…. Vinte cinco anos mais tarde estava à frente da maior banda do planeta… os Queen.


Depois da família Bulsara se mudar para Middlesex em 1964, um colega apresentou Freddie a Roger Taylor e Brian May, membros fundadores de uma banda chamada Smile. Freddie juntou-se a Roger e Brian e os Smile acabariam por se transformar nos Queen. Em 1971, a formação final dos Queen ficava fechada com a chegada de John Deacon.


Freddie Mercury foi responsável por êxitos intemporais dos Queen como Killer Queen, Bohemian Rhapsody, Love of My Life, Somebody to Love ou Don’t Stop Me Now e sucessos a solo como I Was Born To Love You ou Barcelona, numa colaboração inesquecível com a intemporal Montserrat Caballé, Freddie tornou-se numa lenda que continua a não deixar ninguém indiferente. Para além de um dotado músico e compositor, Freddie ficou conhecido como um dos maiores ‘showman’ da história conseguindo arrebatar audiências de milhares de pessoas um pouco por todo o mundo, um bom exemplo desse facto é a prestação dos Queen no Live Aid no verão de 1985.


O vocalista dos Queen, que deu tudo de si aos seus fãs, cantando até aos seus últimos dias, acabou por nos deixar a 24 de Novembro de 1991, vitima de SIDA.


A sua partida significava o final de uma era, marcada pelo Concerto de Tributo a Freddie Mercury no Wembley Stadium a 20 de Abril de 1992, que serviu de berço para a Mercury Phoenix Trust, uma organização de caridade direcionada para o problema da SIDA e desenvolvida em memória de Freddie pelos restantes membros dos Queen e por Jim Beach. A 5 de Setembro de 2010, assistiu-se ao lançamento do Freddie For a Day pela Mercury Phoenix Trust, uma enorme iniciativa anual realizada todos os anos no aniversário de Freddie, com o intuito de celebrar a sua vida e angariar fundos para a fundação. Em Portugal, o aniversário de Freddie, que já era festejado no Hard Rock Lisboa desde 2006 com um concerto especial da banda One Vision, começou a fazer parte desta iniciativa em 2011. O Freddie For a Day contou sempre com o apoio da nossa Comunidade.


Este ano e depois de um grande esforço do Hard Rock Cafe Lisboa, em querer celebrar esta data, ano em que o Queen Portugal celebra o seu 10.º aniversário, e apesar de ainda vivermos em tempos de pandemia, o 75.º aniversário de Freddie Mercury será celebrado.


Dia 5 de Setembro teremos então o arranque da Freddie For A Week, que se prolongará até 12 de Setembro, as festividades iniciam-se com regresso dos concertos dos One Vision à já mítica sala lisboeta. As festividades deverão começar pelas 21h00, com o concerto a ter início às 22h30, durando até cerca das 00h30.


Será um concerto diferente do habitual, pois quem quiser assistir ao espetáculo terá que jantar no Hard Rock Cafe Lisboa, com a lotação a ser limitada. Haverá t-shirts e pins comemorativos da data, sendo que todos valores e condições de acesso são da responsabilidade do Hard Rock Cafe Lisboa, cumprindo sempre as orientações emanadas pela DGS. 15% do valor angariado no merchandising reverterá para a fundação The Mercury Phoenix.


Assim sendo o Hard Rock Cafe Lisboa irá novamente ostentar uma decoração Queennesca, da responsabilidade do Queen Portugal.


Dizer ainda que será desenhada uma arte gráfica exclusiva para o Queen Portugal, que anunciará esta data. O desenho será da responsabilidade artista argentino Nenu, que irá unir Freddie a uma serie de elementos da cultura portuguesa.


bottom of page