Queen The Greatest | EP 24: Under Pressure


Queen The Greatest: uma celebração de 50 dos maiores momentos da história dos Queen até agora. Uma série de 50 semanas no YouTube que celebra os momentos-chave da história dos Queen lembrando-nos o porquê da banda E da sua música continuarem a ser amadas em todo o mundo.

Celebrando o que é, para muitos, a melhor colaboração na história do Rock. A história de como David Bowie se juntou aos Queen em Montreux, na Suíça, e uma noite de improviso no estúdio que resultou num single N.°1 dos tops.


"Bem, acho que o processo foi estarmos todos bêbados no estúdio, estávamos apenas a divertimo-nos a tocar vários tipos de músicas clássicas, o que nos vinham à cabeça. O David disse," Olhem, esperem um momento, porque é que não escrevemos uma música nossa?" - Roger Taylor


"O Deacy começou com este riff, ding, ding, ding, de de, ding, ding." Brian May


"E então fomos buscar pizza e ele esqueceu-se do riff. Esqueceu-se completamente! Voltámos, e eu lembrei-me." Rogwr Taylor


O Queen The Greatest desta semana celebra uma das maiores colaborações na história do rock, isto é Under Preasure dos Queen com David Bowie. Brian May e Roger Taylor falam em entrevistas recentes sobre a lendária noite e como o famoso riff quase foi perdido, com imagens adicionais raramente vistas de Bowie a falar sobre as suas recordações desse momento ("Foi peculiar!").


Em 1981, os Queen tinham comprado o famoso Mountain Studios em Montreux - e foi durante uma sessão de gravações nesse local, que o engenheiro de estúdio Dave Richard fez um telefonema imprevisto.


David Bowie: "Eles estavam lá a gravar e o David (Richards) sabia que eu estava na zona e ligou-me e perguntou se eu queria passar por lá, se eu queria ir lá e ver o que se estava a passar. Então eu fui e estas coisas aconteceram, sabem, subitamente estás a escrever algo em conjunto e foi totalmente espontâneo, certamente não foi planeado. Foi peculiar!"


Roger Taylor: "Bem, acho que o processo foi estarmos todos bêbados no estúdio, estávamos apenas a divertimo-nos a tocar vários tipos de músicas clássicas. Recordo-me de algumas músicas antigas dos Cream, e o que nos vinha à cabeça, eu acho que o David disse," olhem, esperem um momento, porque é que não escrevemos uma música nossa?"


Freddie Mercury: "Estávamos na brincadeira e a improvisar com vários músicas e subitamente dissemos 'porque é que não vemos o que conseguimos fazer no calor do momento?"


Produtor Reinhold Mack: "Então há toda a pressão de sua majestade que lá estava, o David, e toda a gente queria parecer natural e rápido a pensar e assim."


Brian May: "O Deacy, claro, começou com este riff, ding, ding, ding, de de, dah, dah"


Mack: "Bom, Bom, Bom, de, de, dah, dah"


Roger Taylor: "ding, ding, ding, de de, ding, ding"


Mack: "Ele continuo a tocá-lo sem parar."


Roger Taylor: "E então fomos buscar pizza e ele esqueceu-se! Esqueceu-se completamente. Voltámos e eu lembrei-me."


Brian May: "E, claro, nós estávamos habituados a tocar juntos e agora tínhamos ali outra pessoa que está também a dar várias ideias."


Roger Taylor: "Foi ideia do David, juntar todos aqueles cliques e palmas, então o tema foi se desenvolvendo."


Brian May: "E nessa altura o David já estava apaixonado pelo tema e ele tinha uma visão na sua cabeça, penso eu. É um processo muito difícil e alguém tem de recuar, e realmente, eu tive de recuar, o que é pouco usual."


O resultado daquela longa noite foi Under Pressure, que quando foi lançada em Outubro de 1981, deu aos Queen o seu segundo N.°1 no Reino Unido, e que se tornou num sucesso estrondoso por todo o mundo.


Devido a compromissos de tour, a banda não conseguiu gravar um vídeo promocional - e, por isso, o diretor David Mallet captou a essência do tema com uma montagem de imagens de arquivo.


A música tornou-se presença assídua nos concertos de Queen e foi um dos momentos de destaque no concerto de tributo a Freddie Mercury a 20 de Abril de 1992, onde David Bowie e Annie Lennox se juntaram a Roger, Brian e John para uma performance completamente arrepiante.


Este é sem dúvida um dos maiores êxitos dos Queen, não sendo por isso surpreendente quando os leitores da revista Rolling stone recentemente votaram em Under Pressure como uma das maiores colaborações musicais de sempre.


Na próxima semana: Os Vídeos de sucesso dos Queen

Fonte: Queen Online