18 Fevereiro de 1990: Freddie Mercury fazia a sua última aparição pública


Foi no dia 18 de Fevereiro de 1990 que o nosso Freddie Mercury pisava um palco pela última vez.


Freddie acompanhado pelos restantes membros da banda, fazia a sua última aparição pública, na cerimônia dos Brit Awards, no Dominion Theatre, em Londres.


Foi nesta cerimónia, que os Queen foram finalmente distinguidos com um prêmio especial, pela sua “Contribuição extraordinária para a música britânica”.

O discurso ficou a cargo do nosso Brian May, e após a cerimônia, decorreu uma grande festa organizada no Groucho Club de Londres.


Nos convidados estiveram inúmeras caras famosas como David Gilmour, George Michael, Bob Geldof ou Rod Stewart.

Esta festa cheia de estrelas, não marcou apenas a última aparição pública do nosso Freddie, mas serviu também para celebrar o 20.º aniversário dos Queen.

Se vos parece estranho o 20.º aniversário da banda ter sido celebrado em 1990, e em 2021 ter sido celebrado o 50.º aniversário, a explicação vem do facto de a banda ter considerado duas datas diferentes em períodos diferentes.


Em 1990 os Queen consideraram 1970 como o ano de referência para o seu aniversário, baseando-se no seu primeiro concerto em Truro a 27 de Junho desse ano. Mas mais tarde o grupo viria a contar 1971 como ano base, considerando o primeiro concerto com o John Deacon na banda como referência. Ou seja o primeiro concerto da formação clássica de Queen, que decorreu a 2 de Julho de 1971 em Surrey.