E foi assim a nossa A Night at the Quiz – 76.° Aniversário de Freddie Mercury…


No passado dia 5 de Setembro celebrou-se o 76°. Aniversário do nosso querido Freddie Mercury.


Foram várias as iniciativas que marcaram esta celebração, começando pela entrevista do Alexandre dada ao jornal I, passando pelo especial da Praça da Alegria dedicado a Freddie logo pela manhã, onde estivemos presentes, até aos concertos de A Kind Of Queen no Monsantos Open Air bem como dos One Vision no Hard Rock Lisboa.


Como é claro, o Queen Portugal também não podia deixar passar esta data em branco e organizámos o nosso primeiro Quiz de Queen no Zénite Bar Galeria em Lisboa e por isso, gostaríamos de vos dar a conhecer um pouco do que aconteceu naquela noite mágica.

O espaço foi decorado a rigor, com algumas bandeiras e pendões da nossa comunidade a adornar a sala bem como alguns itens de Queen em exposição. As horas aproximavam-se e a ansiedade começava a aumentar... Será que todos vão aparecer... ? Será que vão gostar...? Pensávamos nós enquanto tentávamos organizar a sala para acomodar todos os participantes. A verdade é que os grupos começaram a chegar e a ansiedade começou a transformar-se em felicidade e um enorme espírito de celebração começou a inundar a sala.


Chegaram as 21 horas e começámos a passar o vídeo que tínhamos feito para celebrar esta data mas por dificuldades técnicas apenas conseguimos transmitir o áudio, já que o projetor teimava em não transmitir as imagens. Ficámos em pânico, mas logo percebemos que só a voz do nosso querido Freddie, tanto a solo como acompanhado por Brian, Roger e John, tinha sido suficiente para que todos entrassem no espírito de celebração que pretendíamos para aquela noite. Chegaram as 21h30m e a nossa apresentação começou com um discurso do Alexandre sobre a nossa comunidade e claro, sobre o nosso querido Freddie seguido pelo Daniel que explicou as regras no nosso Quiz.


Apesar dos nossos receios, a afluência ainda foi maior do que o que esperávamos e tivemos oito equipas a jogo: Os 5 Estarolas; a Cláudia & Nuno; os Death on Six Legs; os Delilah; os Farrokh; os Pai & Filha; os Princes of the Universe e os The White Queen.

(fotografias de: Zénite Bar Galeria)


A primeira parte do Quiz foi apresentada pelo Alexandre e depois de uma pergunta com rasteira que apenas serviu para quebrar o gelo seguimos (desta vez a sério 😅) para as nossas questões. Apesar da enorme dificuldade de algumas das nossas questões foi fantástico ver que todos estavam a gostar e a tentar o seu melhor para procurar as respostas nos recantos das suas memórias. A energia atingiu o seu pico nos momentos musicais, ou seja, nas nossas questões com vídeo e áudio em que alguns acompanhavam Freddie cantando os temas enquanto outros olhavam fascinados para a lenda que estávamos naquela noite a celebrar.


Vinte cinco perguntas depois, o Quiz chegou ao seu intervalo e numa breve ronda pelas mesas foi possível perceber que o feedback era positivo e que a competição não seria nada fácil já que todos estavam a dar o seu melhor para responder a todas as nossas questões.

(fotografias de: Zénite Bar Galeria)


Começou então a segunda parte, desta vez apresentada pelo Daniel que brilhantemente percorreu cada uma das 25 perguntas restantes. Mais uma vez a resposta dos nossos participantes foi bastante positiva, o que nos deixou de coração cheio.


O Quiz chegou ao fim e depois de todas as perguntas revistas e dúvidas tiradas, chegou a altura de corrigir as respostas dos nossos participantes e perceber se alguém teria conseguido atingir o total de 62 pontos no nosso Quiz.


Os resultados foram ainda melhores do que poderíamos imaginar e depois de todos os pontos somados e dos resultados revistos eis que chegámos às classificações finais:


8.° Lugar: Pai e Filha (18 pontos) 7.° Lugar: The White Queen (23 pontos) 6.° Lugar: Cláudia & Nuno (27 pontos) 5.° Lugar: Os Cinco Estarolas (39 pontos) 4.° Lugar: Os Farrokh (42 pontos) 3.° Lugar: Death on Six Legs (44 pontos) 2.° Lugar: Delilah (47 pontos) 1.° Lugar: Princes of The Universe (61 pontos)



Apesar da vitória indiscutível dos Princes of the Universe, o segundo, terceiro e quarto lugar foram bastante renhidos, ficando separados por apenas 5 pontos. Infelizmente, apesar de terem sido todos fantásticos, apenas tínhamos prémios para o primeiro e segundo lugar. Estes receberam dois bilhetes duplos para o espetáculo The Greastest Queen Symphonic que acontecerá na Super Bock Arena no dia 5 de Novembro de 2022, e que contará com a colaboração do Queen Portugal.


O evento chegou ao fim e nem quisemos acreditar quando muitos dos participantes se aproximaram de nós para nos dar os parabéns... quando na realidade quem merece os parabéns foram todos aqueles que numa segunda-feira à noite em Setembro, tiraram um bocadinho do seu tempo para mostrar a força da nossa Comunidade e claro, para celebrar a vida e obra do grande Freddie Mercury.


Do fundo dos nossos corações gostaríamos imenso de agradecer a todos os presentes por terem aceite o nosso desafio e por terem tornando esta noite num momento completamente mágico e claro Never Boring!


Foi espetacular poder partilhar este momento com todos aqueles que já nos seguem desde o princípio e que já foram companheiros de tantas aventuras... Mas por outro lado, foi também fantástico conhecer membros da nossa Comunidade com os quais ainda não tínhamos tido a oportunidade de estar pessoalmente. Referimo-nos, por exemplo, ao António, à Cláudia e ao Nuno e também à Leonor que apareceram para partilhar este momento com todos nós e que esperemos que nos passem a acompanhar nas nossas aventuras futuras. Muito obrigado pessoal!


Gostaríamos igualmente de agradecer ao Zénite Bar Galeria por nos ter cedido o espaço e principalmente ao Júlio Alves da Blitz Eventos por todo o apoio e por nos ter deixado completamente à vontade para construirmos este evento à nossa maneira.


Por fim agradecer ao nosso amigo Nenu que brilhantemente desenhou o cartaz deste nosso 5 de Setembro, bem como aos A Kind of Queen que atuaram no Monsantos Open Air, e aos One Vision que atuaram no Hard Rock Cafe Lisboa e que desta forma honraram uma vez mais o legado de Freddie e dos Queen.


Mas pessoal as celebrações do 76.º aniversário do nosso Freddie ainda não acabaram, no Hard Rock Cafe Lisboa e no Hard Rock Cafe Porto correm a Freddie for a Week. No Porto temos uma exposição de memorabilia entre os dias 7 e 11 de Setembro e dia 8 haverá um concerto dos A Kind of Queen.


Obrigado pessoal!