top of page

Queen The Greatest Live | EP 11: We Are The Champions


'Queen The Greatest Live' – A série The Greatest regressa com uma celebração de um ano dos Queen ao vivo.


Eis a nova série dos Queen - Queen The Greatest Live - que durante 50 semanas irá entrar nos bastidores para revelar o que é necessário para criar um espectáculo da banda. A série irá incluir momentos de performances icónicas dos Queen e, acima de tudo, demonstrar a razão pela qual são considerados o derradeiro espetáculo ao vivo.


Neste episódio temos algumas imagens raras da digressão de final de ano pelos Estados Unidos em 1977, onde a banda introduziu o seu novo grande final We Are The Champions – completado com nuvens de gelo seco e o seu famoso anel de luzes em forma de coroa.


"Acabamos sempre os nossos concertos com ela porque é a melhor música para o final que conhecemos". Brian May.


Nas últimas semanas temos visto como os Queen aperfeiçoaram a arte do número de abertura. Agora, no episódio 11 desta série, iremos avançar para o fim do alinhamento, com um vídeo raro da banda em 1977 nos Estados Unidos, que nos mostra o novo hino We Are The Champions, que mostrou como os Queen conseguem deixar o melhor para o fim.


Escrita por Freddie Mercury, o tema foi inspirado pelo concerto de Maio de 77 em Bingley Hall, Stafford, onde os cânticos do hino futebolístico You’ll Never Walk Alone, convenceram a banda a compor um tema que levasse a que o público cantasse em uníssono.


"Queríamos a audiência a cantar e acenar," disse Brian. "We Are The Champions é muito unificadora e otimista. As pessoas adoram porque levanta os ânimos. Apesar de muita da nossa música ter sido criada usando arranjos com multicamadas e harmonias vocais – que funcionam especialmente bem no estúdio – nós queríamos tornar nos nossos concertos em eventos musicais."


Lançada como parte do álbum de 1977, News of the World e lançada como single juntamente com a enorme We Will Rock You, alcançou o 2.º lugar no Reino Unido e o 4.º lugar nos tops americanos. We Are The Champions foi introduzida no alinhamento ao vivo da banda em Novembro de 1977, no final da sua digressão norte-americana. "É o tema mais egoísta e arrogante que alguma vez escrevi!" brincou Freddie numa entrevista, antes de explicar que a letra foi escrita como uma forma de empoderar toda a audiência "Basicamente é uma coisa participativa."


Com a épica produção da News Of The World Tour, incluíndo o icónico anel de luz em forma de coroa – uma vasta gama de lâmpadas de tungsténio e focos de diversas formas – o poderoso tema encaixava de forma soberba neste espetáculo. Nestas imagens raramente vistas de um dos concertos nos Estado Unidos, podemos ver a banda a dar tudo, com Freddie a liderar We Are The Champions do piano, numa nuvem de gelo seco.


Nas digressões dos Queen que se seguiram, esta música, juntamente com We Will Rock You, tonar-se-ia num épico final de concerto que a banda não dispensa para o encerramento do alinhamento (seguidas por God Save The Queen). "We Are The Champions é muito triunfal," disse Brian "Encaixa na ocasião, qualquer que ela seja. Acabamos sempre os nossos concertos com ela porque é a melhor música para o final que conhecemos."


Próxima Semana: Queen The Greatest Live | EP 12: Who Wants To Live Forever



bottom of page