top of page

Há quarenta anos Brian May juntava-se Eddie Van Halen para o Star Fleet Project


Hoje estamos a festejar os 40 anos das gravações de Star Fleet Project e por isso, gostaríamos de falar um pouco sobre este miniálbum lançado em 1983.


Estávamos no ano de 1983, um ano que podemos chamar de pausa dos Queen, pois, tinha terminado a Hot Space Tour e ainda não tinham começado as gravações de The Works, que seria lançado em Fevereiro de 1984. Era dia 21 de Abril de 1983 e Brian May estava em Los Angeles, onde reservou os Record Plant Studios para tocar e gravar com outros músicos, simplemente por puro entretenimento.


Para a guitarra foi convidado, o eterno monstro sagrado, Edward Van Halen, amigo de Brian desde o final da década de 70, quando os Van Halen eram a banda de abertura dos Black Sabbath.


Mas não foi só Van Halen que se juntou a Brian, pois, Star Fleet contou também com Alan Gratzer na bateria, Phil Chen no baixo e Fred Mandel nos teclados. Para ficarem a conhecer melhor estes músicos, podemos dizer que Gratzer fez parte dos REO Speedwagon; Phil Chen trabalhou com nomes como Rod Stewart, Jeff Beck e Ray Manzarek e Robby Krieger, no seu projeto de The Doors e por fim, Fred Mandel, que trabalhou com os nossos Queen na Hot Space Tour e também no álbum The Works e, em 1985, viria a trabalhar com Freddie em Mr. Bad Guy.


Além da diversão e do entretenimento, a ideia inicial de Brian era, por sugestão do seu filho Jimmy, recriar o tema da serie inglesa Star Fleet. Jimmy era apaixonado pela serie, e obrigava o seu Pai a assistir a todos os episódios. Desta forma Star Fleet tinha-se tornado parte da vida de Brian, que achou interessante transformar o tema, da autoria de Paul Bliss, numa música hard rock. Aliás, Brian explicou tudo sobre a ideia de utilizar esta música na entrevista abaixo:


O tema Star Fleet seria então gravado no dia 21, e no dia 22 eram gravados mais dois temas, com os músicos a soltaram-se mais e aí sim a divertirem com o momento. Os temas foram Let Me Out, uma antiga canção de Brian que ganhou uma nova vida, e Blues Breaker nascida espontaneamente. Nas palavras de Brian, em Blues Breaker podemos ouvir um grupo de pessoas muito mais relaxadas, a desfrutar da inspiração provocada pelo estilo e técnica de cada um. Nesse tema Brian May e Van Halen soltam-se numa longa jam-session, ao mais tradicional estilo de "duelo". Ali Brian e Eddie desfilam solos e mais solos, e no fim da gravação podemos ouvir algumas gargalhadas, demonstrativas do quanto os músicos se estavam a divertir.


Como Brian recordaria não havia nenhuma organização de base, nem planos para lançar um álbum, mas depois de convencido pelas poucas pessoas que ouviram as gravações, esta reunião de músicos resultaria mesmo num álbum… Para tal Brian convidou Reinhold Mack, o há época produtor dos Queen para mixar as gravações, e Roger Taylor para incluir alguns backing vocals em Star Fleet.


Star Fleet Project seria então lançado em Outubro daquele ano, no formato de mini-LP. No lado A tínhamos Star Fleet e Let Me Out e no lado B, Blues Breaker. Este último tema foi dedicado a Eric Clapton, mas Clapton algum tempo depois viria a criticar esta homenagem, tendo até referido sentir-se envergonhado com a homenagem, pois, para ele "Aquilo não é blues".

Numa entrevista à revista Variety em Novembro do ano passado, Brian anunciou que Star Fleet Project seria o próximo projeto a ser reeditado para a suas Gold Series, dizendo: "Estou a trabalhar na box set de 'Star Fleet', que é o Nº.3 nas Brian May Gold Series (sendo que os primeiros dois foram as box sets de 'Back To The Light' e 'Another World') e provavelmente será lançado a meio do próximo ano." Podem ler essa entrevista, em que fala um pouco mais sobre este álbum aqui.


Ficaremos por isso a aguardar esta reedição deste tesouro escondido do nosso querido Brian.

bottom of page