top of page

Queen The Greatest Live | EP 14: Ogre Battle


'Queen The Greatest Live' – A série The Greatest regressa com uma celebração de um ano dos Queen ao vivo.


Eis a nova série dos Queen - Queen The Greatest Live - que durante 50 semanas irá entrar nos bastidores para revelar o que é necessário para criar um espectáculo da banda. A série irá incluir momentos de performances icónicas dos Queen e, acima de tudo, demonstrar a razão pela qual são considerados o derradeiro espetáculo ao vivo.


Neste episódio revisitamos uma performance clássica deste destaque Hard Rock do álbum Queen II, filmada no famoso concerto no Hammersmith Night At The Odeon, em Londres, em Dezembro de 1975 e que mostra a evolução do som da banda e da influência do Glam na sua roupa de palco.


À medida que os Queen mudavam para a sua próxima era, o look da banda sempre se adaptou juntamente com o seu som. Cada período tem os seus fatos icónicos mas a estética da banda no início dos anos 70, inspirada no Glam, continua a ser uma das mais memoráveis. E neste episódio a sua fantástica fusão de música e estilo, é aqui recordada através desta poderosa interpretação de Ogre Battle.


Neste concerto especial de véspera de Natal em 1975 – transmitido ao vivo do Hammersmith Odeon para a BBC TV e Radio, e oficialmente lançado 40 anos depois com o título A Night At The Odeon – a confiança dos Queen estava em alta. Lançado um mês antes, o quarto álbum dos Queen, A Night At The Opera, tinha já alcançado o estatuto de um clássico, enquanto que a sua obra central Bohemian Rhapsody, nessa altura, já se encontrava a meio de um record de nove semanas no primeiro lugar do Top do Reino Unido.


Apesar da música ser o foco principal no concerto no Hammersmith – incluindo esta performance da energética Oger Battle de Freddie, com Brian May a representar este confronto de monstros com a sua guitarra - a banda mostrou à sua audiência de cerca de 5000 pessoas, uma das suas primeiras e mais ambiciosas produções.


Ao tocar por baixo de um elaborado anel de iluminação, que banhava o palco de um brilho verde, a banda ampliou também os limites em termos de vestuário, com o Freddie na frente de palco com um catsuit de cetim branco desenhado por Wendy DeSmet e Brian a usar a sua capa alada desenhada por Zandra Rhodes, que amplificava a fisicalidade da sua performance. Se olharem de perto poderão ver que Freddie até pintou as unhas da sua mão esquerda de negro para o concerto e que Brian pintou as suas de branco.


Como Brian explicou na entrevista da semana passada, a utilização de efeitos monocromáticos era uma parte integrante do espectáculo. "As coisas pretas e brancas, que começámos a usar, e é tudo pensado para ser dramático. É pensado para acentuar os nossos movimentos e acentuar o estado de espírito do tema."



Próxima Semana: Queen The Greatest Live | EP 15: Sheer Heart Attack



Comments


bottom of page