top of page

Queen The Greatest Live | EP 15: Sheer Heart Attack


'Queen The Greatest Live' – A série The Greatest regressa com uma celebração de um ano dos Queen ao vivo.


Eis a nova série dos Queen - Queen The Greatest Live - que durante 50 semanas irá entrar nos bastidores para revelar o que é necessário para criar um espectáculo da banda. A série irá incluir momentos de performances icónicas dos Queen e, acima de tudo, demonstrar a razão pela qual são considerados o derradeiro espetáculo ao vivo.


A evolução musical dos Queen no final dos anos 70 e início dos anos 80 aconteceu ao mesmo tempo do desenvolvimento da sua sempre mutável roupa de palco. Neste episódio, uma compilação de três performances clássicas da rápida Sheer Heart Attack, de Roger Taylor, mostra como o look da banda se desenvolveu durante este período em que a fascinante criatividade da banda imperou.


O final dos anos 70 e início dos anos 80 foi um período de grande desenvolvimento para os Queen. Com a discografia de estúdio da banda a aumentar rapidamente – e cada disco a forçar ainda mais a barra – o palco tornou-se um palco para a banda mostrar as suas metamorfoses mais recentes.

Neste mais recente episódio, o Greatest Live revisita três performances clássicas de Sheer Heart Attack, tema escrito por Roger Taylor, filmadas durante um período de quatro anos, com Freddie a transformar-se profundamente entre 1977, 1979 e 1981. Como podemos ver nesta compilação, apesar da influência do Glam Rock ser latente, a paixão do Freddie pelo Ballet continuou a brilhar. Assim como Brian, Roger e John, ele abraçou, durante o fim dos anos 70 e início dos anos 80, um look mais minimalista, mas mesmo assim não menos dramático.


Como Julian Day, designer de guarda-fato da biopic de 2018, Bohemian Rhapsody, disse à Vogue: "Não acho que o Freddie alguma vez seguiu a moda, só por si". Em vez disso o cantor fundiu a sua caleidoscópica de paixões em fatos de palcos que viravam para si todas as atenções, quer tivesse influências do glam-rock, ballet, teatro, monarquia ou vida nos clubes de dança. Como Freddie disse à biografa Lesley-Ann Jones, as performances davam-lhe uma hipóteses de deixar passar a sua identidade: "Eu mudo quando entro em palco."

No primeiro clipe deste episódio, gravado no The Summit em Houston, a 11 de Dezembro de 1977, os Queen contrastam uma das suas músicas mais Rock desse ano, News Of The World, com uma escolha de guarda-roupa de Freddie, muito andrógena, com um catsuit prateado aberto até ao umbigo.

Avançando até ao Hammersmith Odeon, a 26 de Dezembro de 1979 – a data final da Crazy Tour, para a qual a banda foi abordada por Paul McCartney para angariar fundos para uma Kampuchea destruída pela Guerra – e o Freddie entrou em palco irreconhecível, em tronco nu e com umas calças vermelhas em pele.


Finalmente, no Montreal Forum em Novembro de 1981, Freddie toma uma abordagem mais minimalista com um lenço de pescoço vermelho e calções brancos curtos. Não admira que o cantor tenha dito: "Não é uma performance que estão a ver, é um espetáculo de moda…"



コメント


bottom of page