top of page

Parabéns Anita Dobson!


Hoje damos os parabéns a Anita Dobson, que celebra 74 anos e, por isso, queremos dar-vos a conhecer um pouco mais sobre a sua vida e carreira da esposa do nosso querido Brian.


Anita nasceu em Bow, Londres, a 29 de Abril de 1949, e desde pequena que teve aulas de canto; tap dance e fez parte de um grupo de teatro amador. Quando tinha 20 anos ganhou uma bolsa numa companhia de teatro e começou assim a sua carreira nessa área. Foram várias as peças em que Anita participou com destaque para: Pygmalion de George Bernard Shawn em 1980; Chorus Girls de Ray Davies e Barrie Keeffe em 1981; Chicago em 2003 em West End; Frozen, também em 2003, numa produção do National Theatre, interpretação esta que lhe garantiu uma nomeação para um Olivier Award de melhor atriz em 2003; Hamlet, em 2005, numa produção do English Touring Theatre e por fim, a peça Wicked, entre 2016 e 2017 em West End.

Mas não é apenas nos palcos de teatro que Anita demostrou as suas enormes capacidades como atriz. Dobson participou em vários programas de televisão como a sitcom Up The Elephant and Round The Castle em 1983, mas atingiu o topo da sua popularidade ao interpretar Angie Watts, entre 1985 e 1988, na telenovela de longa duração da BBC1, EastEnders. A personagem Angie era uma senhoria alcoólica e abatida, cujos conflitos com o seu marido Den prendiam os telespetadores ao ecrã. Apesar de Anita não ter sido a primeira escolha para o papel, esta mostrou que era a pessoa certa no local certo e continua na memória de todos os britânicos como uma das melhores personagens de telenovelas de sempre. No dia de Natal de 1986, 30.150 milhões de pessoas ligaram as suas televisões para ver a personagem Den entregar a Angie (interpretada por Anita) os papeis do divórcio. Este episódio deu à novela o seu maior registo de audiência de sempre, recorde este que continua sem ser ultrapassado por qualquer outra novela no Reino Unido. Anita desistiu do seu papel em 1988 e apesar dos vários pedidos da produção e da própria audiência para o seu regresso, esta continuou a recusar voltar e, em 2002, foi anunciada a morte off-screen da personagem Angie Watts.


Para além da carreira como atriz, Anita é também cantora tendo editado dois álbuns. O primeiro foi On My Own, em 1986 e o segundo Talking of Love em 1988, sendo que este último contou com a participação de John Deacon e Brian May. Brian pode ser visto neste abaixo num excerto da participação de Anita no programa Wogan em 1987, como parte do segundo disco de Anita que seria lançado no ano seguinte.

O seu lançamento de maior sucesso foi Anyone can Fall in Love, um tema que tem como base a música dos créditos de abertura de EastEnders. Este tema produzido por Brian May, sendo sido lançado como single em 1986 e chegou ao 4.º lugar no top de singles do Reino Unido.


Referir ainda que, em 2011, Anita participou no programa de dança Strictly Come Dancing, tendo feito par com Robin Winsor e mais tarde com Breandan Cole, ambos especialistas em danças latinas. Dobson mostrou claramente a sua aptidão para a dança tendo terminado em 7.º entre os 14 concorrentes presentes nesta edição.


Agora que já vos falámos um pouco sobre a vida e carreira de Anita, gostaríamos de falar um pouco sobre o power couple que são Brian e Anita. Como devem imaginar não vamos entrar em detalhes íntimos nem alimentar polémicas, essa nunca foi a nossa forma de tratar os assuntos da banda e seus membros. Mas podemos dizer-vos que Brian conheceu Anita na estreia de um filme em 1986, e depois de alguns anos bastante atribulados, o casal acabou por casar numa cerimónia intimista em 2000, com apenas cerca de vinte convidados e há quem diga que Roger Taylor foi o padrinho de Brian…


Mas achámos que não havia ninguém melhor para nos falar sobre a sua relação do que os próprios e por isso sugerimos que vejam esta participação de Brian e Anita no Talk Show Loose Women em novembro de 2015.

Para terminar gostaríamos de vos deixar com uma história bastante engraçada de Anita nos bastidores do filme Bohemian Rhapsody lançado em 2018. Ao que parece Anita ficou bastante entusiasmada por conhecer uma versão nova e melhorada do seu marido Brian May e pensamos que todos podemos concordar que o Gwilym Lee estava igual ao Brian por isso é completamente normal. Numa entrevista ao programa Loraine, há quatro anos, Anita contou a história de uma forma bastante engraçada.

E pronto, este foi apenas um pequeno resumo da vida e obra de Anita Dobson, a esposa do nosso querido Brian May e que o acompanha em todos os momentos da sua ocupada vida. Aqui deixamos, em tom de encerramento, uma fotografia de Anita bastante orgulhosa enquanto Brian é ordenado cavaleiro.


Comentarios


bottom of page