'Queen The Greatest Live' – A série The Greatest regressa com uma celebração de um ano dos Queen ao vivo.
Eis a nova série dos Queen - Queen The Greatest Live - que durante 50 semanas irá entrar nos bastidores para revelar o que é necessário para criar um espectáculo da banda. A série irá incluir momentos de performances icónicas dos Queen e, acima de tudo, demonstrar a razão pela qual são considerados o derradeiro espetáculo ao vivo.
Uma compilação de quatro interpretações de Under Pressure de alguns dos espetáculos mais memoráveis dos Queen durante os anos 80. Esta foi uma década que viu os Queen no pico de forma, e como este episódio demostra, o som e visão dos seus espetáculos ao vivo continua a deslumbrar audiências por todo o mundo.
Criativamente e comercialmente, os Queen passaram os anos 80 no seu topo de forma. Durante essa década dourada, o fantástico trabalho de estúdio da banda, ganhou um folego ainda maior nos seus concertos ao vivo, enquanto o alinhamento musical se adaptava à liga dos estádios e a produção avançava ainda mais em termos de som, iluminação, efeitos visuais e roupa de palco.
Neste mais recente episódio do Queen The Greatest Live, revisitamos quatro performances vintage de Under Pressure, um single favorito dos fãs que chegou ao primeiro lugar no Reino Unido em outubro de 1981 e que provou ser um destaque ao vivo nesse período. Liderado pela linha de baixo de duas notas de John Deacon, que se tornou num clássico instantâneo, e com os hipnotizantes vocais de Freddie Mercury e o convidado David Bowie, o tema foi gravado durante uma maratona regada a vinho de gravações em Montreux, nos Mountain Studios.
"Já tinhas quatro rapazes precoces, e o David, que era precoce o suficiente para todos nós," relembra Brian May numa entrevista à Mojo. "As paixões estavam em alta. Eu achei muito difícil porque havia muito pouco à minha maneira. Mas o David tinha uma visão real e tomou conta da parte lírica da música."
Em palco, contudo, os Queen tomaram Under Pressure como sua, com uma roupa de palco impactante que adicionou ao tema, uma dimensão extra. A primeira performance nesta compilação vê Freddie a tomar comando no Milton Keynes Bowl a 5 de Junho de 1982, enquanto a banda estava na estrada com a Hot Space Tour (um concerto depois lançado como Queen On Fire: Live At The Bowl). Avançamos até Maio de 1985 e encontramos a quarteto a abalar o Japão como parte da sua visita de seis datas, que os tornou numa banda cada vez mais global. Quase tão remoto é também o concerto histórico dos Queen, na Hungria, no Nepstadion em Budapeste, a 27 de Julho de 1986, que nos oferece um olhar para a audiência de 80.000 pessoas, numa nação ainda presa ao poder comunista de György Lázár.
A secção final vê os Queen a voltar ao seu país Natal, numa passagem pelo Wembley Stadium, onde a 11 e 12 de Julho de 1986, Freddie esteve à altura da ocasião com o seu iconico casaco amarelo estilo militar desenhado por Diana Moseley – naquelas que se tornariam as suas últimas performances com os Queen na Capital Inglesa.
Proxima Semana: Queen The Greatest Live | EP 17: Set List
Fonte:Queen Online