top of page

Queen The Greatest Live | EP 25: Seven Seas Of Rhye


'Queen The Greatest Live' – A série The Greatest regressa com uma celebração de um ano dos Queen ao vivo.


Eis a nova série dos Queen - Queen The Greatest Live - que durante 50 semanas irá entrar nos bastidores para revelar o que é necessário para criar um espectáculo da banda. A série irá incluir momentos de performances icónicas dos Queen e, acima de tudo, demonstrar a razão pela qual são considerados o derradeiro espetáculo ao vivo.


Desde o início, os Queen ultrapassaram os limites da tecnologia de estúdio para acomodar os seus requintados overdubs e harmonias intrincadas. Mas talvez ainda mais impressionante foi a sua capacidade de recriar isso em palco, sem tapes de apoio ou músicos extra, como demonstrado por esta atuação icónica no Rainbow, em Novembro de 1974.


Para os Queen, a atuação de duas noites no Rainbow Theatre, em Londres, em Novembro de 1974, marcou um ponto de viragem. O ano tinha começado de forma desanimadora, com a banda a ser hostilizada no Sunbury Pop Festival, em Janeiro, na Austrália, por fãs que exigiam actuações de artistas locais, e com Brian May a ser vítima de hepatite durante a digressão norte-americana na primavera, com os Mott The Hoople. Mas quando a banda subiu ao palco do Rainbow Theatre, em Londres, a 19 e 20 de Novembro - agora armada do álbum inovador Queen II e dos seus primeiros singles de sucesso Seven Seas Of Rhye e Killer Queen - a sua restaurada confiança era palpável.


"É incrível a quantidade de coisas que aconteceram aos Queen em 1974", recordou Brian à revista Mojo. "Quando agora vejo imagens nossas nesses espectáculos, vejo tanta confiança e adrenalina e penso: Meu Deus, éramos rapazes tão impacientes."


Filmada na segunda noite no Rainbow, a 20 de Novembro, a atuação de arquivo desta semana de Seven Seas Of Rhye mostra uma banda destemida ao vivo, a ultrapassar os limites da música que alterou a sorte dos Queen. Maioritariamente escrita por Freddie Mercury - e começando com a sua parte de piano em cascata, que se tornou instantaneamente clássica - o sucesso de Seven Seas Of Rhye fez jus à sua letra de cariz conquistador. Lançada como o segundo single da banda no Reino Unido, em Fevereiro de 1974, foi impulsionada para o 10.º lugar pela sua primeira aparição na TV, como substituta de última hora de David Bowie, no Top Of The Pops.


Mesmo naqueles anos em que a banda ainda estava a aprender, os Queen eram músicos de estúdio experimentais e ambiciosos, empregando redemoinhos de harmonia vocal e instrumentação com multipistas para criar paisagens sonoras épicas e texturadas. Traduzir isso para o palco exigia um conjunto de competências totalmente diferente, e neste vídeo, o primeiro concerto de sempre dos Queen a ser filmado e gravado, com uma versão editada mais tarde exibida nos cinemas britânicos como abertura do filme The Song Remains The Same dos Led Zeppelin, antes de regressar aos cofres durante duas décadas - a mestria ao vivo da banda é de cortar a respiração.


Desde Freddie a tocar piano com uma mão enquanto segura o microfone com a outra, a Roger Taylor a atingir sem esforço a harmonia aguda que alguns fãs assumiram ser um truque de estúdio em Queen II, este é indiscutivelmente o som de uma banda no auge da sua forma. "Quando ouço Queen Live At The Rainbow agora, acho-o extraordinário", diz Roger sobre a boxset do álbum, lançada em 2014. "Tinha-me esquecido do quão pesados éramos..."


Próximo Episódio: Queen The Greatest Live | EP 26: Esperar o inesperado


Link na Playlist no YouTube


Fonte:Queen Online

bottom of page