top of page

Parabéns Brian!


Brian May

A 19 de Julho de 1947, em Londres, Ruth e Harold May, davam as boas-vindas ao seu filho Brian Harold May. Um rapazinho muito talentoso, que cresceu numa casa onde a música estava sempre presente pela mão do seu Pai e que, com ele, acabou por contruir aquela que tornaria numa das mais icónicas guitarras de sempre, a Red Special!


Os anos foram passando, a técnica foi sendo aperfeiçoada e o "pequeno" Brian (que chegaria aos 1.87m) tornar-se-ia no fundador, juntamente com Roger Taylor (o seu amigo de sempre) da maior banda de todos os tempos.... Os Queen! As eles juntar-se-iam Freddie Mercury e John Deacon, que fecharam aquela que é conhecida como uma formação clássica de uma banda que mudou a história da música.


Como todos os anos em que este monstro sagrado da guitarra e de toda a história da música, celebra mais um ano de vida, gostaríamos de uma vez mais, recordar alguns dos seus maiores feitos, porque, sejamos honestos, nunca é demais falar sobre alguém tão importante para nós como o nosso querido Brian.


Já todos sabemos que Brian é um exímio guitarrista, que conseguiu inspirar gerações e gerações de guitarristas por todo o mundo, mas a sua contribuição para o mundo da música não termina aí... Brian é também responsável pela composição de alguns dos maiores temas de Queen como: recuando logo ao primeiro single dos Queen, a fantástica Keep Yourself Alive; as energéticas Tie Your Mother Down e Fat Bottomed Girls; as emocionantes The Show Must Go On e '39 e claro, a mais lendária de todas... a enorme We Will Rock You.


Mas a sua carreira musical não se resume "apenas" à melhor banda de todos os tempos... Brian tem feito colaborações com alguns dos melhores músicos de sempre e acreditem... durante as nossas pesquisas torna-se complicado encontrar lendas da música com que Brian ainda não tenha colaborado ou acompanhado em palco em alguma ocasião. No meio de tudo isto o nosso aniversariante ainda conseguiu ter uma carreira a solo, que se iniciou exatamente com Star Fleet Project em 1983. Este projeto que juntou Brian a Edward Van Halen (guitarra), Alan Gratzer (bateria), Phil Chen (baixo) e Fred Mandel (teclados), foi agora relançado e poderão saber mais sobre a nova edição aqui. Brian lançou também Back to the Light em 1992 e Another World 1998, sendo que ambos já foram relançados como parte das Brian May Gold Series.


O guitarrista dos Queen é também um enorme defensor da causa animal, utilizando a sua associação Save Me Trust para lutar pelo bem-estar animal mundialmente. Já para não falar da sua carreira académica, da qual se destaca o seu doutoramento em Astrofísica, temática que o apaixona profundamente e sobre a qual já publicou diversos ensaios e livros.


Para terminar recordamos também que, entre as diversas distinções recebidas, desde Março deste ano, Brian May é Sir, tendo sido ordenado Cavaleiro do Império Britânico pela sua obra como "Músico, Astrofísico e Defensor do Bem-Estar Animal. Por serviços à Música e à Caridade."


Do fundo do coração de todos os que fazemos o Queen Portugal, queremos desejar um enorme 76º. Aniversário ao nosso querido Brian May e acima de tudo desejamos que passe mais um ano a fazer todas as coisas que o apaixonam e deixam feliz... afinal os Queen + Adam Lambert vão voltar aos palcos já no próximo dia 4 de Outubro em Baltimore nos Estados Unidos!


Muitos Parabéns Brian! Happy Birthday Brian!

Comments


bottom of page