top of page

Queen The Greatest Live | EP 27: Tutti Frutti


'Queen The Greatest Live' – A série The Greatest regressa com uma celebração de um ano dos Queen ao vivo.


Eis a nova série dos Queen - Queen The Greatest Live - que durante 50 semanas irá entrar nos bastidores para revelar o que é necessário para criar um espectáculo da banda. A série irá incluir momentos de performances icónicas dos Queen e, acima de tudo, demonstrar a razão pela qual são considerados o derradeiro espetáculo ao vivo.


Os Queen sempre tiveram muito por onde escolher quando se trata de preencher as suas setlists com os seus próprios temas favoritos do público - mas como se pode ver neste momento especial da Magic Tour, a versão tumultuosa da banda do clássico de Little Richard em Wembley '86, acorda a multidão do estádio e deixa os quatro rapazes a tocar com a alegria de uma banda de garagem adolescente.


No episódio da semana passada de Queen The Greatest Live, Brian May e Roger Taylor revelaram como as surpresas mantêm o espetáculo fresco, tanto para a banda como para os fãs. Quer se acalmem para uma atuação acústica íntima num palco "B", quer juntem êxitos num medley rápido ou passem rapidamente por uma cover de rock 'n' roll - a única regra num concerto dos Queen é esperar o inesperado.


Agora, nestas imagens de arquivo do Estádio de Wembley, durante a Magic Tour de 1986, a alegria é contagiante enquanto o grupo dá um toque inimitável de Queen à imortal Tutti Frutti de Little Richard. Tal como Brian disse à Total Guitar no início deste ano, a canção foi uma escolha adequada para uma banda que começou a sua carreira inspirada pelo pioneiro do R&B. "Quando ouvi Little Richard pela primeira vez, foi um momento de choque, mas também houve a alegria de perceber que as pessoas podiam realmente cantar daquela forma - podiam gritar as suas emoções."


Começando a canção meio encobertos por uma iluminação azul, com Freddie a estalar os dedos e a fazer falsetes, parece que a banda adoptou uma abordagem acústica suave. Depois, esta versão da cover explode numa aula magistral de rhythm and blues, com Roger a pousar a sua pandeireta para tocar estrondosos preenchimentos de bateria, enquanto Brian faz um solo feroz com a Red Special. Vejam também com atenção o momento em que Freddie imita uma tacada de golfe com o seu suporte de microfone.


A reação do público de 72 000 pessoas em Wembley diz tudo, com o estádio inteiro a gritar o final genial de Tutti Frutti: "A-wop-bop-a-loo-bop, a-lop-bam-boom...!"

Próxima Semana: Queen The Greatest Live | EP 28: Big Spender




bottom of page