top of page

Até Sempre Bruce Gowers!


Partiu no passado domingo, Bruce Gowers, o mítico realizador do videoclipe dos Queen - Bohemian Rhapsody (1975).


O videoclipe foi gravado em apenas quatro horas, custou cerca de 4,500 libras, tendo Bruce Gowers como director, a edição final demorou cerca de cinco horas horas.


Os Queen resolveram fazer este vídeo, pois devido à complexidade da música, tinham receio que uma simples atuação no Top of the Pops não fizesse justiça ao tema. Bohemian Rhapsody era assim o primeiro vídeo pensado como tal, com o propósito, de na altura, ser passado no programa televisivo da BBC - Top of the Pops.


De recordar que o Top of the Pops era um programa extremamente influente naquela época, tinha o poder de fazer acontecer ou destruir um single, sendo que enviar um simples vídeo era um grande risco.


O videoclipe de Bohemian Rhapsody foi um sucesso, com Bruce a fundar uma nova forma, mais visual, de se promover os singles. Um verdadeiro ponto de viragem, pois só após o este sucesso, a produção de vídeos promocionais para singles se tornaria uma prática frequente na indústria da música... Bruce foi definitivamente pioneiro!


Em 2004 no documentário da BBC The Story of Bohemian Rhapsody Bruce recordou o processo de criação do vídeoclipe:


Em pleno 2023 o videoclipe de Bohemian Rhapsody continua a ser um sucesso, contando com mais de 1.5 mil milhões de visualizações no YouTube. Bruce Gowers realizaria também videoclipe de Somebody To Love do album A Day at the Races (1976).


O director tornar-se-ia numa referência, produzindo diversos videoclipes como por exemplo: Rock With You - Michael Jackson, 1999 - Prince, Fool to Cry - Rolling Stones, Goodbye Stranger - Supertramp, Hot Legs - Rod Stewart, ou How Deep Is Your Love - Bee Gees.


Bruce Gowers assumiu também realização de vários especiais televisivos em direto, nomeadamente galas de prémios, como os Emmys, os MTV Video Music Awards ou os Billboard Music Awards. A realização do American Idol foi um dos projetos que ocupou Bruce Gowers durante mais tempo.


O realizador ficará para sempre eternizado nas suas obras, afinal é impossivel pensar em Bohemian Rhapsody sem imaginar o videoclipe de Bruce Gowers.




bottom of page