top of page

Espaço Fã | Entrevista à Amy R.


Quem segue o nosso trabalho sabe que um dos nossos objetivos, enquanto comunidade, é dar a conhecer a história de todos aqueles que partilham esta nossa paixão pelos Queen. No nosso recém-terminado projeto, o Queen em Revista, tínhamos o nosso Espaço Fã onde realizámos entrevistas a onze fãs de Queen que partilharam connosco a sua história. Estas entrevistas serão publicadas, na integra, a partir do mês que vem, mas gostaríamos de conseguir manter este espaço para os fãs e, por isso, iremos continuar com as entrevistas ou a publicar textos de todos os que queiram partilhar connosco a sua narrativa.


Para hoje e graças à Alexandra Freire trazemos uma entrevista com a sua filha Amy R.. Ficámos a saber através da Alexandra que a sua filha de Amy de 17 anos, para além de ser uma enorme fã de Queen, utilizava também uma Red Special nos seus projetos musicais.


Num mundo em que se teima querer fazer música praticamente sem instrumentos musicais, retirando ao Rock 'n' Roll a sua maior importância, lembrando quase o musical e We Will Rock You, onde Scaramouche toca guitarra quando estas eram proibidas, a Amy fez o mesmo... descobriu a sua Red Special e é com ela que toca os seus temas originais.


O mote estava assim dado, tínhamos de conhecer a Amy para perceber o porquê desta decisão.


Quais as tuas maiores influências musicais?

Para além, e até mais que os Queen, as minhas maiores influências são Pink Floyd e King Crimson.


Quando decidiste começar a tocar guitarra?

Inicialmente comecei aos 9 anos e toquei durante 3 anos até desistir por não me ter interessado muito. Voltei a tocar em 2020 na guitarra clássica que tinha comprado aos 9 anos e acabei por comprar uma guitarra elétrica no final desse ano.


Em que estilo encaixas as tuas composições?

Rock Alternativo


Sabemos que tocas com uma Red Special, podes dizer-nos porquê?

Não só é uma guitarra única em aspeto mas também em termos de som. O circuito permite uma versatilidade de sons enorme o que a torna uma guitarra excelente para uma grande variedade de estilos. Além disso, o Brian May é um dos meus guitarristas favoritos, por isso também teve influência na minha escolha desta guitarra.


Qual o teu maior sonho no mundo da música?

Poder viver da música.


O que significam para ti os Queen?

Os Queen são a banda que mais influenciou o meu gosto musical. A minha mãe mostrou-me a banda quando eu tinha por volta de 4/5 anos (se calhar até antes) e desde aí que eu ouço Queen. Foram a banda que me deu a paixão pela música que me levou a começar a tocar guitarra.


Tens algum álbum e música favoritos da banda?

O meu álbum favorito é A Kind of Magic e a minha música favorita é Killer Queen.


Onde te podemos ver tocar?

Ficam desde já convidados para a assistirem ao showcase ao vivo no próximo dia 04/02 no Bar/ Concerto Damas na Rua Voz do Operário em Lisboa.





Muito obrigado à Amy pela entrevista e à Alexandra que nos deu a descobrir esta história fantásica, os Queen atravesam mesmo gerações!



bottom of page