top of page

Neste dia nascia Mike Moran


Hoje Mike Moran completa setenta e cinco anos de vida, nascido a 4 de Março de 1948 em Leeds no Reino Unido, estudou piano com o multipremiado David Ward e Clarinete com Ralph Clarke no Royal College of Music em Londres.


Esta figura fortemente ligada ao Universo Queen, não é apenas um produtor, é também um grande compositor e músico, tendo trabalhado de perto com Freddie Mercury, e também com os Queen, onde detém um crédito em material da banda.


Entre 1975 e 1976 foi pianista na Ian Gillan Band, uma banda de Jazz-Rock Progressivo criada por Ian Gillan dos Deep Purple. Um ano mais tarde, ou seja, em 1977, escreveu “Rock Bottom” em conjunto com Lynsey de Paul. Esta foi a música escolhida para competir na Eurovisão nesse ano, sendo que o tema acabou por ficar em segundo nesta competição, o que não impediu a sua entrada para o Top 20 em vários países europeus. De Paul e Moran escreveram mais músicas em conjunto, incluindo “Let Your Body Go Downtown” e “Going to A Disco” ambas grandes êxitos comerciais.


Para além de ter trabalhado com grandes nomes da música como Ozzy Osbourne, Nicko McBrain, George Harrison, Moran compôs também temas para várias séries de televisão e filmes, como a série Harrys Game de 1982 ou para o filme Death Wish 3.


No que toca à história de Moran com os Queen e em especial com Freddie Mercury, em 2020 deu esta entrevista ao Queen Recenioni Fan, onde recordou como conheceu e começou a trabalhar com Freddie Mercury:



Como o próprio referiu no vídeo acima, Moran foi responsável pelos arranjos do tema “Time” de Freddie, lançado como single em 1986 e que fez parte da banda sonora do Musical de Dave Clark's "Time" lançado no mesmo ano. Tendo também sido responsável pelos arranjos de “In My Defence”, lançada no mesmo álbum, mas que alcançou um maior sucesso depois de ter sido lançada como single em 1992.


Moran fez ainda os arranjos e foi produtor de Barcelona, o histórico álbum que aliou Freddie Mercury a Montserrat Caballé em 1987 e também, de The Great Pretender lançado como single alguns meses antes nesse mesmo ano, e que contou com “Exercises in Free Love” no Lado B.


Como Moran contou numa entrevista, Exercises in Free Love tornou-se Lado B de The Great Pretender porque se esqueram completamente que não tinham nenhum tema para esse lado e então Exercises in Free Love foi utilizada como uma escolha de última hora para que o single pudesse ser lançado. Nessa mesma entrevista, Moran recordou ter adorado o facto de Freddie ter tendado ser um soprano, ainda não sabendo que pouco tempo depois teria Montserrat Caballé e Freddie Mercury a trabalhar juntos.


Exercises in Free Love foi o tema que Freddie apresentou a Caballé no dia 24 de Março de 1987 no Hotel Ritz em Barcelona, na primeira vez em que estiveram juntos e que a convenceu a trabalharem juntos. Três semanas mais tarde, Freddie estava na audiência do concerto de Montsy no Convent Garden em Londres quando no encore, Mike Moran, se juntou a Montserrat para a estreia da versão de Montserrat de Exercises in Free Love.

Moran foi também produtor do álbum Friends For Life de Montserrat lançado em 1997 e que contou com uma versão de Bruce Dickinson de Bohemian Rhapsody e cujo último tema é exatamente Barcelona.


Referir ainda que Moran é também creditado em All Gods People, tema dos Queen lançado em 1991 no álbum Innuendo, isto porque esta música estava inicialmente planeada para fazer parte de Barcelona, como o nome Africa By Night, mas acabou por ser requalificada pelos Queen que a transformaram na versão que temos em Innuendo.


Este foi um pequeno resumo da vida e obra de Mike Moran, que esperemos tenhada servido para dar a conhecer mais um pouco sobre Moran.

bottom of page