A 17 de Março de 1986, os Queen lançavam o seu 29.º single, A Kind Of Magic.
A Kind Of Magic e a faixa inédita A Dozen Red Roses For My Darling, ambas escritas por Roger Taylor – figuraram neste lançamento, sendo este o segundo single do álbum homónimo.
Magic tornou-se um enorme sucesso em todo o mundo e foi número 1 em mais de trinta países. Nos EUA, o lado B foi mudado para Gimme The Prize, aquando do lançamento de 4 de Junho de 1986.
O álbum A Kind of Magic foi o lançamento que se seguiu à sua triunfante performance no Live Aid em 1985 e teve uma grande presença no filme Highlander, com seis temas deste álbum a figurar no filme dirigido por Russell Murcahy.
Um dos temas mais famosos deste álbum é, sem dúvida, o tema homónimo, que no filme é utilizado pelo ator Christopher Lambert quando a sua personagem - Connor MacLeod, está a explicar a sua imortalidade. Roger adorou uma das frases da cena e utilizou-a como inspiração para o tema, incluindo outras referências do filme como “no mortal man” e “one prize, one goal”. "Originalmente foi usada no fim do filme, durante os créditos finais," Roger comentou. “O Freddie acreditava muito neste tema e nós retrabalhámo-lo como um single."
Freddie poliu a letra da música, acrescentou a linha de baixo e arranjou a sua estrutura, mas o resultado final foi sempre atribuído a Roger. "O tema foi originalmente concebido por Roger, era triste e pesado e o Freddie iluminou-o para o tornar em algo comercialmente acessível, acrescentado todos os pequenos riffs," recordou Brian May.
Freddie Mercury: "Roger compôs A Kind Of Magic de uma forma totalmente diferente, o que foi muito bom, mas eu senti que havia outra tendência comercial. Soube que ele ia a Los Angeles por uma semana, e então peguei na música e alterei-a completamente. Quando ele voltou, disse-lhe: “O que achas?” E ele respondeu: 'Gosto!'".
O single começou a ser gravado em Setembro de 1985 mas como referimos acima, apenas foi lançado em Março de 1986, dez dias antes do filme chegar aos cinemas. A Kind of Magic foi produzido por David Richards que recordou: "Foi muito difícil conseguir acompanhar todas as ideias de Freddie. (…) Lembro-me num dia em que estávamos a trabalhar na “A Kind of Magic” e ele disse ‘Quero ouvir uma manada de gnus a balançar da esquerda para a direita’. Eu disse ‘Oh sim, tudo bem, como vou fazer isso?’ Passei outros dois dias a pensar nisso, percebendo que ele queria algum tipo de efeito stereo. Eventualmente, conseguimos estes efeitos mágicos que balançam de um lado para o outro."
A Kind of Magic alcançou o número 3 no top de singles do Reino Unido, e a música foi utilizada logo no mesmo ano como tema da abertura dos Commonwealth Games de 1986. Roger sempre admitiu adorar o tema, inclusivamente continou a utilizá-lo nos seus espetáculos a solo, sendo que também faz parte dos espetáculos dos Queen + Adam Lambert, onde Brian espantou todos na última digressão com alguns efeitos pirotécnicos, que sem dúvida a tornam num dos melhores momentos de todo o espetáculo.
Dizer ainda que vídeo promocional de A Kind of Magic , filmado pelo realizador de Highlander, Russell Mulcahy, decorre no interior do Playhouse Theatre, em Londres, em condições quase geladas. Freddie desempenha o papel de um mágico impecavelmente vestido de capa preta, enquanto John, Roger e Brian, num contraste gritante, surgem como vagabundos maltrapilhos – antes de serem transformados em músicos igualmente impecáveis pelo estranho mágico. O vídeo apresentava um tipo de animação avançada para a época, com várias personagens representadas nas ilustrações do álbum Magic a ganharem vida e a dançarem no ecrã.
Como curiosidade dizer ainda que em 2014, Brian May revelou que Roger Taylor, chegou mesmo a tocar com a mítica Old Lady uma pequena parte de guitarra em A Kind of Magic, sem o prévio conhecimento de Brian. E que em 2017 Chris Rea recordou a sua participação no tema, imortalizado num simples gesto - "Sim, é verdade. Sou eu que faço os estalinhos com os dedos na A Kind Of Magic dos Queen. Antes da minha doença, era conhecido por estalar os dedos muito alto e eles gravaram-me a estalar os dedos."