Finalmente o lançamento que todos os fãs portugueses dos Queen tanto aguardavam!
Sem que nada fizesse esperar, Queen – Live At The Alvalade Stadium, acaba de ser lançado em Vinil, VHS e Stereo 8.
Este lançamento traz a público o histórico concerto dos Queen no Estádio de Alvalade, a 7 de Agosto de 1986. Este que seria o penúltimo concerto da lendária Magic Tour e que seria também o penúltimo com Freddie Mercury na voz. A data só foi posteriormente anunciada, e por isso não apareceu no calendário inicial da digressão, assim como os concertos de Wembley.
Portugal tinha entrado para a Comunidade Económica Europeia em Janeiro desse ano, e foi apenas graças aos fundos europeus de apoio à cultura que João Rocha, à época presidente do Sporting Clube de Portugal, conseguiu cumprir o sonho da sua esposa - trazer a Portugal a maior banda do mundo.
Os bilhetes, vendidos através dos Balcões do Banco Nacional Ultramarino, esgotaram em escassas horas e vários fãs acamparam nas imediações do Estádio dois meses antes, para garantirem os seus lugares na primeira fila e claro, para conseguirem tirar uma fotografia com Spike Edney. Este era o prémio para os primeiros trinta e nove fãs que entrassem no recinto.
Dalila Rato, que chegou ao Estádio um mês antes, lembrou aquelas semanas de antecipação: "Foram quatro semanas muito intensas, mas valeu a pena, pois, consegui ficar na décima fila e ver a bateria do John Deacon, o meu baterista favorito! Foram dias muito complicados, porque estava muito calor, mas a sorte é que conseguíamos ir tomar uns banhos aos jardins do Campo Grande!"
O dia finalmente chegou e mais de 400.000 pessoas encheram o Estádio José de Alvalade para este concerto inédito dos Queen em terras lusas. Todos foram devidamente revistados à entrada e até à saída pois a captação de imagens e som era expressamente proibida. Devido a toda a minúcia apenas no dia 14 de Agosto saiu o último espectador do Estádio.
Quinta-feira, 7 de Agosto, passavam poucos minutos das 19H00 quando os Heróis do Mar entraram em palco para apresentar o seu novo disco Macau. Todo o Estádio entrou em histeria quando Brian May, se juntou aos Heróis do Mar para tocar Paixão com a banda portuguesa.
A prestação dos Heróis do Mar acabou, com Rui Pragal da Cunha a interpretar um cover de Amor pelos Dois que todo o Estádio cantou em uníssono.
Eram 21H00 horas em ponto (pontualidade holandesa), quando Júlio Isidro entrou no imponente palco dos Queen e apresentou a banda. Logo em seguida, One Vision começou e Freddie entrou em palco de trotinete elétrica, deixando o público em euforia. Trotinete essa que no final foi rifada pela Associação de Moradores de Moscavide. Seguiu-se um desfile de grandes êxitos dos Queen como Mr. Bad Guy; Nation of Haircuts; No Turning Back; Cyborg e Princes of The Universe. A maior surpresa da noite, aconteceu depois de Gimme the Prize, quando Amália entrou em palco para cantar em dueto com Freddie Mercury, Estou Além de António Variações. Esta lendária noite terminaria com Roger Taylor, a entrar em palco usando o seu manto e coroa ao som de God Save The Queen, popular tema dos Sex Pistols.
O momento era histórico, por isso todo concerto foi gravado na íntegra pela RTP, mas devido a uma desavença entre Mário Soares e Jim Beach, o governo português recusou-se a ceder as fitas com todo o material à Queen Porductions. O material ficou armazenado na Torre do Tombo, tornando-se assim quase numa lenda que muitos pensavam não existir. Felizmente, em 2018 aquando a passagem dos Queen + Adam Lambert por Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa convidou Jim Beach, Roger Taylor e Brian May para uma noite de fados e depois de uma chanfana vegetariana, a paz foi restaurada entre a Queen Production e o governo Português, dando-nos assim a oportunidade de assistir a estas raras imagens.
Queen – Live At The Alvalade Stadium é uma peça fundamental no acervo de qualquer fã dos Queen, sendo agora uma realidade o seu lançamento!
Nota: Obviamente esta noticía é a nossa brincadeira no dia das mentiras :)