Sobre os Queen          Cronologia          Discografia          Freddie Mercury          Brian May          Roger Taylor          John Deacon

 

Os Queen foram formados em 1971 e em 1973 assinaram o seu primeiro contrato com a gravadora EMI. Nesse ano lançaram o seu primeiro álbum, Queen. Esse mesmo ano viu a primeira grande tour no Reino Unido, e em 1974 lançaram o Queen II e fizeram a sua primeira tour pelo Reino Unido em nome próprio. Fizeram a sua primeira tour pelos Estados Unidos, e em Novembro lançaram Sheer Heart Attack que foi um grande êxitos nos dois lados do Atlântico.  


1975 viu um novo lançamento dos Queen, A Night At The Opera, e – mais significativamente – o single Bohemian Rapsody. Com 5m55s devia ser demasiado longo para ter algum sucesso ao tocar na radio mas tornou-se um dos melhores singles de todos os tempos, mantendo-se em primeiro lugar do top do Reino Unido durante nove semanas. O vídeo, dirigido por Bruce Gowers, é creditado como o primeiro vídeo promocional genuíno. A música faz regulamente parte das mais pesquisadas na cultura pop e foi recentemente nomeada novamente como o melhor single de todos os tempos. O sucesso de A Night At The Opera é igualmente deslumbrante, dando à banda o seu primeiro álbum de platina. 


Em 1976 a banda andou em digressão pelos Estado unidos e Japão e na Primavera os seus quatro álbuns residiam no Top 20 do Reino Unido. Mais tarde nesse ano lançaram A Day At The Races, e deram um concerto grátis no Hyde Park que teve uma audiência estimada de 200.000 fãs. O álbum foi um grande sucesso, com somente o número de encomendas a ultrapassar os 500.000. O ano seguinte contou com duas grandes digressões pelos Estados Unidos, o sexto álbum da banda News Of The World e o lendário single com duplo lado A, com We Will Rock You e We Are The Champions

 

O álbum Jazz de 1978, inclui outro estrondoso hit single Bicycle Race e os Queen andaram em digressão pelos Estados Unidos e Canada. Passaram a maior parte de 1979 em digressão pela Europa e Japão, e no lançamento do seu primeiro álbum ao vivo, Live Killers. Foram também convidados a criar a banda sonora para o filme Flash Gordon. Antes de lançarem o The Game em 1980 que no Canada se tornou álbum de platina cinco vezes, Another One Bites The Dust tornou-se um o single americano mais vendas da banda. Mais tarde nesse ano a banda sonora de Flash Gordon foi lançada e no fim desse ano os Queen tinham vendido mais de 45 000 000 álbuns por todo o mundo 


Em 1981 andaram em tour pelo extremo oriente e foram a primeira banda a realizar uma digressão em estádios na América do Sul. Tocaram para 131.000 em São Paulo, a maior audiência pagante para qualquer banda em qualquer lugar do mundo. O Greatest Hits, Greatest Flix e Greastest Pix foram lançados em simultâneo mais tarde nesse ano e o Greatest Hits raramente se mantém fora dos tops do Reino Unido até hoje. Greatest Flix foi a primeira colecção de vídeos promocionais a ser comercializada por qualquer banda. O ano seguinte contou com o lançamento do décimo segundo álbum da banda, Hot Space enquanto estavam a meio de uma digressão europeia. 


O ano de 1984 contou com o lançamento de The Works e o single Radio Ga Ga tornou-se um hit a nível mundial, chegando ao número um dos tops em 19 países. I Want To Break Free foi outro grande sucesso, contando com o vídeo mais famoso dos Queen, em que todos estão vestidos como mulheres. Em 1985 foram os cabeças de cartaz do Rock in Rio, o maior festival em todo o mundo. Fizeram novamente história nesse mesmo ano com a estrondosa performance no Live Aid no Estádio de Wembley, que provou ser um ponto de viragem para a banda, One Vision foi o primeiro lançamento depois do Live Aid. 


1986 contou com o décimo quarto álbum, A Kind Of Magic, que é a banda sonora do filme de Russel Mulcahy, Highlander. O tema que dá nome ao álbum foi outro grande êxito mundial e o álbum entrou para o primeiro lugar no top do Reino Unido; mais tarde nesse ano foi lançado o segundo álbum ao vivo, Live Magic, que entrou para o terceiro lugar do top. Entre 1988 e 1991 o Queen lançaram mais três álbuns, The Miracle em 1989 e em 1991, Innuendo e Greastest Hits II. Os três entraram para o primeiro lugar do top do Reino Unido, assim como o single Innuendo.

 

A 23 de Novembro de 1991, Freddie Mercury anunciou ao mundo que sofria de HIV e no dia seguinte faleceu na sua casa, rodeado da sua família e amigos. Ele continua a ser a perda mais reconhecida, vítima desta doença, no mundo do espectáculo e a noticia chocou fãs por todo o mundo. Como forma de tributo, Bohemian Rhapsody These Are The Days Of Our Lives foi lançado como um single de duplo lado A como forma de angariação de fundos para a fundação Terence Higgins Trust. Entrou para o primeiro lugar no top do Reino Unido, onde se manteve durante cinco semanas, angariando mais de 1 milhão de libras para a caridade e os Queen tornaram-se a primeira banda a ter o mesmo single no primeiro lugar do top duas vezes. Em Dezembro desse ano, tinham dez álbuns no top 100 do Reino Unido. Em 1992, foi concedido postumamente a Freddie, o prémio de “Contribuição excepcional para a música britânica” nos prémios BRIT e The Are The Days Of Our Lives ganharam o melhor single. A 20 de Abril, algumas das maiores estrelas mundiais juntaram-se no palco com Brian, Roger e John no Estádio de Wembley para um emocional tributo a Freddie. 


Em 1995, os temas que os Queen tinham começado em 1991, foram completados por Brian, Roger e John e o muito aguardado Made In Heaven foi lançado mundialmente. Foi o fim de uma Era. Desde então o fenómeno Queen manteve-se, contudo, com o lançamento continuo de material da banda em CD e vídeo. Um ballet do conhecido coreografo francês Maurice Bejart, com a musica dos Queen, foi premiado no teatro nacional de Paris em 1997 e em Maio de 2002 o musical que se tornou um hit, We Will Rock You abriu para uma audiência completamente esgotada e que continua a encher salas de espectáculos e a receber ovações em pé. O primeiro DVD dos Queen, Greatest Video Hits Vol.1 foi lançado no fim de Outubro de 2002 e alcançou mais um primeiro lugar no top do Reino Unido. Em Outubro de 2002, os Queen também receberam a sua estrela no Hollywood Walk Of Fame em Los Angeles, onde se juntaram aos The Beatles como uma das poucas bandas não americanas a receber esta honra. Em 2004, foram introduzidos no Rock and Roll Walk Of Fame e no Reino Unido foram votados pelo publico para fazer parte do primeiro Music Hall Of Fame do Reino Unido. 

Brian e Roger continuam como embaixadores da Mercury Phoenix Trust, uma instituição de caridade que tem como missão a luta contra a HIV/Sida, estabelecida após o falecimento de Freddie em 1991. A instituição desenvolveu vários projetos a nível mundial e angariou vários milhões para a luta contra esta doença. 


Brian e Roger, trouxeram os Queen de volta ao circuito de digressões pela primeira vez desde 1986 em 2005 e 2008, acompanhados pelo antigo vocalista, letrista e músico dos Yes e Bad Company, Paul Rodgers, com digressões pelo Reino Unido, Europa, Estado Unidos e Canadá e Japão.


A 2 de Julho de 2005, os Queen + Paul Rodgers actuavam pela primeira vez em Portugal, o Estádio do Restelo recebia a banda naquele que era a o primeiro concerto dos Queen em Portugal, e em simultâneo o primeiro concerto em Estádio depois do Freddie Mercury Tribute Concert em 1992.


Esta parceria rendeu ainda 3 álbuns ao vivo, e um álbum de originais – The Cosmos Rocks – lançado em 2008.


Desde 2012, os Queen têm estado na estrada acompanhados pelo vocalista e letrista americano Adam Lambert, com quem fizeram várias digressões pela América, Europa, Reino Unido, Asia, Austrália e Nova Zelândia. 


Os Queen + Adam Lambert já atuaram por duas vezes em Portugal, a primeira no Rock In Rio Lisboa edição de 2016, e a segunda em 2018 na Altice Arena, ambos os concertos contaram com plateia esgotada.

Queen Portugal

© 2011 - 2020 - Queen Portugal - Portal da Comunidade de Fãs Portugueses dos Queen