Decorria o ano de 2009, e iniciava-se mais uma temporada do famosíssimo American Idol - Temporada 8. Adam Mitchel Lambert, nascido em 29 de Janeiro de 1982 em  Indianápolis, apresentou-se ao júri desse concurso na cidade de São Francisco, Califórnia,  com uma música dos Queen...nada mais nada menos que Bohemian Rhapsody. A 20  de maio de 2009, Lambert conquistou o segundo lugar no programa. Cantou na final, juntamente com o outro finalista Kris Allen, o tema We Are The Champions dos Queen. Confesso admirador dos Queen desde pequeno, ficou desde então uma ligação entre ambos que prometia colaborações futuras.
 
Lançou-se então numa carreira a solo e lançou em Novembro de 2009 o seu primeiro álbum, For Your Entertainment, que contou com o mais conhecido single do vocalista,Whataya Want From Me. Em Maio deste ano lança o seu segundo álbum de originais, Trespassing. Adam inicia a sua primeira tounée em 4 de Junho de 2010, denominada de Glam Nation Tour. A tourné teve mais de 100 espectáculos passando por mais de 50 Países.

A 6 de Novembro de 2011 os Queen foram homenageados pela MTV, pela sua enorme contribuição para a música. Para a sua performance nos MTV EMA 2011, Brian May e Roger Taylor convidaram Adam Lambert para um medley. Ficou aqui demonstrada toda a qualidade e potencialidades de Lambert como vocalista. Anteviu-se imediatamente uma possível colaboração futura, tal como já no passado tinha acontecido com Paul Rodgers.

Surgiu então a oportunidade de realizarem um concerto em conjunto no Sonisphere Festival, que se realizaria em Knebworth, local mítico do último concerto dos Queen com Freddie Mercury. No entanto, por motivos económicos, o festival foi cancelado e surgiram três datas em Londres (Hammersmith), uma em Moscovo e uma em Varsóvia a que se veio juntar a data em Kiev, para uma campanha de apoio na luta contra a SIDA.

​Esta ligação ficou tão forte entre a banda e o vocalista que, já em 2014, decidiram agendar 24 datas na América do Norte durante os meses de Junho e Julho, com passagem pelas principais cidades dos Estados Unidos da América bem como pelo Canadá, esgotando pavilhões míticos como o Madison Square Garden em Nova Iorque e o Air Canada Centre em Toronto. Já nos meses de Agosto e Setembro deslocaram-se à Asia onde tocaram no Japão e na Coreia do Sul, e à Austrália onde esgotaram todas as datas agendadas.

Em Outubro de 2014, a banda decidiu satisfazer os inúmeros pedidos dos fãs europeus para uma tour europeia, e agendou para 2015 vinte e sete concertos com passagem por várias cidades em Inglaterra, mas também a visita a países como a Alemanha, Suíça, França e Itália. Os fãs sul americanos também não ficaram esquecidos, e em Setembro realizaram alguns concertos no Brasil, Argentina e Chile. A 18 de Setembro, os Queen voltaram à Cidade do Rock, num concerto inserido na comemoração dos 30 anos do Rock in Rio.​

A 10 de Novembro decidem revelar novas datas confirmando a presença em alguns festivais de verão europeus. Portugal é a primeira confirmação, fazendo com que os Queen voltem pela segunda vez na sua história a Portugal e marcando a estreia de Adam Lambert em terras lusas. A 20 de Maio de 2016 marcaram presença no Rock in Rio Lisboa.​

 

A banda durante o ano de 2017, andou em tournée pelos Estados Unidos e Canadá, depois seguiu para a Europa e Reino Unido, promovendo espetaculos com a temática dos quarenta a nos no álbum News Of The World.

A 5 de Fevereiro de 2018, é anunciado o possível regresso da banda a Portugal, com a data e local ainda a confirmar.

Brian May - Guitarra/Voz
Roger Taylor - Bateria/Voz
Adam Lambert - Voz

Spike Edney - Teclados/Voz
Neil Fairclough - Baixo/Voz
Tyler Warren - Percussão/Bateria/Voz

© 2011 - 2020 - Queen Portugal - Portal da Comunidade de Fãs Portugueses dos Queen