Quem Somos?         A Histórias dos Fãs

 

O Homem, por si só, não consegue viver isolado. Os seres humanos precisam de comunicar, expressar… precisa da sociedade que lhe garanta uma estrutura onde ele se reveja.

 

As comunidades são importantes porque acolhem, protegem e permitem a partilha. São micronações reguladas de forma endógena pelo interesse no bem comum e o Queen Portugal é tudo isto sendo que o nosso bem comum são a melhor banda de rock de todos os tempos: os Queen.

 

A Comunidade de fãs dos Queen em Portugal é como uma… vá lá, “sede social” virtual onde damos e recebemos novidades, tentando sempre que possível ultrapassar o virtual vindo para o terreno para celebrar o nosso bem comum. É como um enorme salão disponível para os milhares de fãs portugueses e não só.

 

Ao longo deste já nove anos orgulhamo-nos do que fizemos e do reconhecimento dos nossos seguidores, o que aumenta a nossa responsabilidade. Todos somos parte integrante deste projecto que vai continuar a crescer para que o legado dos Queen seja eternamente perpetuado.

 

Isto porque The Show Must Go On!

Abaixo convidamos-vos a ficar a conhecer um pouco de toda a nossa história. 

Em 2011 – ano em que os Queen completavam 40 anos de existência - a total ausência de uma comunidade que de fãs portugueses dos Queen tornou imperioso a fundação de uma nova comunidade. Nasceu então, a 12 de Setembro desse ano, o The Show Must Go On Portugal (TSMGO PT), com o intuito de prestar homenagem à banda e, em simultâneo, congregar toda comunidade de fãs dos Queen em Portugal, sendo também veículo, sempre em português, de toda a atividade que a banda e os seus membros fossem desenvolvendo.

Aquando da fundação, a comunidade contou com diversos apoios, de onde destacamos uma mensagem pessoal de incentivo de Peter Freestone (antigo assistente pessoal de Freddie Mercury), o apoio dos One Vision – Banda Portuguesa de Tributo aos Queen, o apoio de vários grupos de fãs internacionais e, conseguimos ainda, ser noticiados em diversos sites do mundo Queen, de onde destacamos o site oficial de Brian May.

Na noite de 9 de Dezembro, no Hot Five na cidade do Porto, conseguimos organizar o nosso primeiro evento que contou com uma exposição Comemorativa dos 40 anos dos Queen, a projeção do concerto dos Queen em Wembley’86 (1.ª noite) e um fecho de evento a cargo dos One Vision, que deram um concerto memorável perante um Hot Five a abarrotar.

Desde o nosso primeiro dia temos apoiado todos os concertos comemorativos do aniversário de Freddie Mercury, inicialmente no Hard Rock Cafe Lisboa e, posteriormente, também no Hard Rock Cafe Porto, locais que ano após ano, contam sempre casa cheia neste dia especial.

O nome da nossa a comunidade foi, também, desde o início, o nosso lema: The Show Must Go On!

 

20 de Maio - Um marco histórico para os fãs dos Queen em Portugal

A 9 de Novembro de 2015 os Queen + Adam Lambert anunciavam uma nova digressão europeia em 2016. A primeira data revelada foi, precisamente, a data de abertura da digressão, anunciando a presença como cabeças de cartaz do Rock in Rio Lisboa 2016. Este anúncio catapultou a nossa comunidade e despoletou a renovação da nossa imagem, nomeadamente do nosso logótipo, que foi escolhido através de uma votação feita por toda a comunidade.

A vinda dos Queen a Portugal gerou uma verdadeira onda de crescimento e participação na página da nossa comunidade no facebook.

Na tarde que antecedeu o concerto, a administração do TSMGO PT, foi procurada por diversos meios de comunicação social, para (em representação de toda a comunidade) falar sobre os Queen e o que significava ter os Queen em Portugal.

Mais de 80 mil pessoas assistiram aos Queen + Adam Lambert num concerto memorável, na nossa opinião o melhor concerto de sempre dado em terras lusas. Os milhares que lotaram o Parque da Bela Vista ficaram com aquela esperança de voltar novamente aquele espetáculo. A qualidade do concerto e do público fizeram com que a banda escolhesse dois temas tocados no festival (“Don’t Stop Me Now” e “I Want To Break Free”) fossem incluídos no mais recente lançamento “Queen + Adam Lambert: Around the World”.

Nos dias que se seguiram ao concerto a comunidade cresceu de forma vertiginosa. Como forma de retribuir o apoio, o TSMGO disponibilizou a gravação televisiva do concerto em alta definição, a toda a comunidade. Os pedidos para partilha do concerto superaram largamente as nossas expectativas.

 

30 anos de magia - Magic Tour

O ano 2016 marca também os 30 anos da mítica Magic Tour e, como forma de assinalarmos esta data tão especial, o TSMGO PT promoveu duas acções:

- Desde o primeiro concerto em Estocolmo até ao último em Knebworth, publicamos toda a informação sobre os mesmos divulgando todas as curiosidades, lotação e relatos de quem esteve presente, tudo em português, acompanhando de fotos e respetivas bootlegs áudio (as que existem).

 

- Simultaneamente a este trabalho, no dia 12 Julho de 2016, em comemoração dos 30 anos da segunda noite de Wembley em 1986, apoiámos e promovemos amplamente o concerto dos One Vision no Hard Rock Cafe Lisboa, comemorativo desta data, em mais uma noite de lotação esgotada! Neste mesmo mês, e numa prova da importância da nossa comunidade, conseguimos declarações exclusivas de uma das lendas da música, Steve Vai, sobre os Queen e em particular, sobre Brian May. Declarações essas, que podem ser vistas aqui no nosso site e na nossa página de Facebook.

 

Uma nova etapa chamada…Queen Portugal

A 5 de Setembro de 2016, dia do 70.º aniversário de Freddie Mercury, dá-se mais uma evolução na história da nossa Comunidade. Com o contínuo crescimento da mesma e o reconhecimento a nível nacional, The Show Must Go On tornava-se um nome curto para o que a comunidade representava. Ao mesmo tempo, com o seu espaço já conquistado e nome reconhecido, optou-se por não mudar completamente o nome, mas apenas o alterar de modo a que representasse a importância e dimensão da nossa Comunidade juntamente com a ideia base da nossa fundação. Assim passamos a ser conhecidos por "Queen Portugal - The Show Must Go On”. O Queen Portugal, tem hoje em dia uma atividade constante, com publicações diárias no Facebook e Instagram, artigos e informações sobre o Mundo Queen, destacando todas as datas importantes da história da banda, disponibilizando também informações menos conhecidas do público geral.

Com a mudança de nome, mudou-se a imagem e, a 12 de Setembro, lançamos a nossa nova página QueenPortugal.com.

Graças a todos, somos hoje uma Comunidade forte, reconhecida a nível nacional e internacional, com várias referências em páginas internacionais de apoio aos Queen.

 

Em 2018 um ano de Magia, Reconhecimento e Crescimento!

No dia 19 de Fevereiro, o Queen Portugal era a primeira organização nacional a noticiar a regresso dos Queen + Adam Lambert ao nosso País. A banda anunciava um concerto na Altice Arena para dia 7 de Junho. Este regresso da banda a Portugal, trouxe uma vaga de novos membros, catapultando também o Queen Portugal além-fronteiras.

Em Abril, o nosso País via-se contemplado com um artigo exclusivo dos Queen, o Fan Pack News Of The World.

O dia 5 de Junho de 2018 será para sempre um dos dias mais importantes (senão o mais importante) desta Comunidade. Tivemos a oportunidade e o privilégio de nos apresentar a Spike Edney, Roger Taylor e Brian May. Transmitimos toda a nossa admiração pessoal por eles e pela banda, como também fizemos sentir a paixão da nossa Comunidade. A banda reconheceu o nosso trabalho e foi brindada com os nossos cachecóis que, orgulhosamente (para nós), ostentaram para as habituais fotografias, sempre com uma simpatia extrema para connosco.

Com o tão aguardado regresso da banda, o Queen Portugal encetou uma parceria com a Altice, sendo esta a primeira “grande marca” a acreditar no nosso trabalho, oferecendo-nos, para sortear pelo nossos seguidores, um bilhete “The Ultimate on Stage VIP Experience”. Este bilhete mágico permitiu ao vencedor visitar o backstage, receber uma t-shirt da tour (entre outras lembranças) e ver o concerto em palco, lado a lado com os seus grandes ídolos.

 

Dois dias depois, a 7 de Junho aconteceu o tão esperado concerto. Num palco próprio, com luzes próprias, um cenário verdadeiramente à dimensão da banda, os Queen foram os…Queen! Um concerto muito especial para todos que lotaram a Altice Arena! Se o Rock In Rio contou com uma moldura humana impressionante, nesta noite na Altice Arena estiveram presentes os verdadeiros fãs dos Queen e o ambiente foi único, desde Tear It Up até à God Save The Queen todas as músicas da melhor banda de sempre foram cantadas!

“Obrigado, lindos portugueses por provavelmente a melhor interpretação da Love Of My Life da minha vida!!! BRI X"

2018 foi também o ano da estreia da biopic de Freddie Mercury nos cinemas, Bohemian Rhapsody, que nos proporcionou a oportunidade de encetar uma nova parceria, desta vez com a Big Picture, mais um grande nome que acreditou no nosso trabalho. Começamos então a tratar de toda a promoção do filme sendo que Portugal teve o maior destaque num vídeo promocional da FOX dos vários Freddie for a Day pelo mundo, e o Queen Portugal estava lá! Tivemos a oportunidade de estar presentes na antestreia para a imprensa de Bohemian Rhapsody, ficando nesse momento 100% convencidos que iria ser um enorme sucesso…e foi! Foram mais de 460 mil os que viram o filme dos Queen!

Sorteamos, na nossa página do Facebook, entradas para a antestreia do filme, tanto a Norte como a Sul e, depois disso, seguimos para a rua ao vosso encontro com a “Bohemian Rhapsody Tour”, com paragens em Lisboa e Porto acompanhados pelos nossos “Freddies”, oferecendo entradas para a antestreia do filme. Ao todo distribuímos 80 bilhetes duplos pela Comunidade, ou seja, 160 fãs dos Queen puderam assistir às antestreias no Colombo e no MarShopping!

Graças ao Bohemian Rhapsody, estivemos presentes no Hollywood Express da Patrícia Pereira na Rádio Comercial para falar do filme e do nosso projeto, e também participamos num direto da Rádio Renascença abordando a temática do filme e do Queen Portugal. 

Em Novembro tivemos ainda oportunidade de entrevistar Tim Staffell, o vocalista dos Smile, banda que antecedeu os Queen e que tinha como membros Brian May e Roger Taylor.

          

Celebrar os Oscares... Celebrar os Queen! 

Com estrondoso sucesso de Bohemian Rhapsody nos Oscares, resolvemos entre Março e Maio de 2019 vir para a rua celebrar o filme e a nossa banda, organizamos então duas Walk Tours completamente gratuitas, uma em Lisboa, outra no Porto, onde o único requisito era ser fã dos Queen! Estas foram ações que tiveram um enorme sucesso, tudo graças à enorme paixão que se vive em Portugal pelos Queen!

Ainda com Bohemian Rhapsody, o Queen Portugal teve a honra de se associar à Pris Audiovisuais, que assim nos permitiu sortear pelos fãs dos Queen 10 exemplares do filme do ano... o nosso Bohemian Rhapsody!

Em Julho, para o 70.º aniversário de Roger Taylor, editamos e produzimos um vídeo que contou com mais de vinte fãs da banda que, através de mensagens individuais, deixaram os seus votos de feliz aniversário ao nosso querido baterista. Este vídeo foi inclusivamente partilhado pela UAU, aquando da parceria que tivemos a honra de encetar para a promoção do espetáculo Queen Symphonic, no Campo Pequeno. 

A primeira aparição num Jornal...

O ano de 2019 ficará para sempre marcado na nossa história graças ao Diário de Notícias, que nos resolveu contactar para uma entrevista, onde podemos contar ali parte nossa história, que se confunde também um pouco com a história de um dos nossos fundadores. Víamos assim o Queen Portugal pela primeira vez num jornal nacional.

Don't Stop Us Now!

Em tempos nunca antes vividos, por uma pandemia que teima em não ir embora, e que por toda a sua gravidade vai obrigando o Mundo a parar, tendo os Queen + Adam Lambert adiado a sua Rhapsody Tour um ano.

 

Como toda esta gigante e completamente imprevista situação, que praticamente tudo bloqueia, quisemos mesmo assim celebrar o dia 5 de Setembro. Algo que por toda a conjuntura existente se avizinhava tarefa bastante complicada.

Com toda a vital importância de ficarmos em casa quando ainda não se sabia ainda bem como lidar com a pandemia, resolvemos então iniciar as nossas primeiras transmissões ao vivo na nossa página de Facebook, que este ano ultrapassou os 46 mil seguidores, números que nos permitiram para o 5 de Setembro fazer algo completamente único.

 

Fizemos um apelo à nossa Comunidade, e assim conseguimos este ano criar um vídeo de parabéns ao nosso Freddie que contou com mais de quatro dezenas de fãs, espalhados um pouco por todo o Mundo, o apelo à participação nesta iniciativa chegou até ao Brasil, Colômbia, Inglaterra e México. Nesta celebração de fãs podemos contar com Allirio Neto, vocalista dos Queen Extravaganza, Hugo Pereira - baterista dos Táxi, e também Nelson Miguel - Coordenador Musical/Locutor da M80.

Graças aos fãs portugueses, e a todos os fãs de outras nacionalidades, vimos esta nossa celebração espalhar-se um pouco por todo o Mundo Queen, e aqui uma palavra de muito carinho aos nossos irmãos do Brasil.

Este vídeo chegou para nossa enorme honra e orgulho a ser partilhado pela M80, e tornou-se na abertura dos festejos do 74.º Aniversário de Freddie Mercury, celebrado no dia 5 de Setembro de 2020, num lugar que já se tornou emblemático para esta data. O Hard Rock Cafe Lisboa voltou a exibir a imagem dos Queen e do Queen Portugal, e assim abriu portas ao som da melhor banda de sempre para uma sessão de tatuagens solidárias, onde foram tatuados bigodes pelo estúdio Queen Of Hearts Tattoos, tendo o valor das tatuagens sido doado à ABRAÇO. Este dia terminaria com o concerto especial dos One Vision em Alenquer. 

 

No pós 5 de Setembro, conseguimos ainda associar-nos a mais uma causa solidária, desta vez em apoio ao RCA Club, numa parceria com a Slax Eventos, onde doámos um dos nossos cachecóis e também um autocolante para um sorteio solidário.

Nestes já 9 anos de história, temos feito diversas parcerias, e alargado a nossa rede de seguidores além fronteiras, muita graças ao carinho e amizades que fomos conquistando de outras Comunidades de Fãs existentes por este Mundo que é a Internet, os fãs dos Queen são uma verdadeira família, de que temos muito orgulho em fazer parte!

 

A colaboração entre fãs é assim algo que nos enche a alma, a defesa do legado dos nossos ídolos, que é feita em todo o Mundo Queen, é para nós todos os dias fonte de inspiração!

Obrigado a todos os que estão connosco, para o futuro prometemos sempre espirito de colaboração, sempre empenho, sempre dedicação, sempre paixão, sempre amor aos Queen!

 

Queen Portugal só é possível graças a vocês! 

THE SHOW MUST GO ON!

© 2011 - 2020 - Queen Portugal - Portal da Comunidade de Fãs Portugueses dos Queen