O Nascimento da casa dos Queen em Portugal

Em 2011 – ano em que os Queen completavam 40 anos de existência - a total ausência de uma comunidade que de fãs portugueses dos Queen, tornou imperioso a fundação de uma nova comunidade.

​Nasceu então, a 12 de Setembro desse ano, o The Show Must Go On Portugal (TSMGO PT), com o intuíto de prestar homenagem e, em simultâneo, congregar toda comunidade de fãs dos Queen em Portugal, sendo também o veículo, sempre em português, de toda a actividade que a banda e os seus membros fossem desenvolvendo.

Aquando da fundação, o TSMGOPT, contou com diversos apoios, de onde relevamos uma mensagem pessoal de incentivo de Peter Freestone (antigo assistente pessoal de Freddie Mercury), o apoio dos One Vision – A Banda Portuguesa de Tributo aos Queen, que conta já com mais de 10 anos de actividade, o apoio de vários Clubes de Fãs Internacionais e, conseguimos ainda, ser noticiados em diversos sites do mundo Queen, de onde destacamos o site oficial de Brian May.

Na noite de 9 de Dezembro, no Hot Five na cidade do Porto, conseguimos organizar o nosso primeiro evento que contou com uma Exposição Comemorativa dos 40 dos Queen, a projecção do concerto tos Queen em Wembley (1ª noite) e um fecho de evento a cargo dos One Vision que deram um concerto memorável perante um Hot Five a abarrotar.

Desde o nosso primeiro dia temos apoiado todos os concertos comemorativos do aniversário de Freddie Mercury a cargo dos One Vision, no Hard Rock Café Lisboa, que conta, ano após ano, com casa cheia.

 

O nome da nossa a comunidade foi, também, desde o início, o nosso lema: The Show Must Go On!

20 de Maio - Um marco histórico para os fãs dos Queen em Portugal
 

A 9 de Novembro de 2015 os Queen + Adam Lambert anunciavam uma nova tour europeia em 2016. A primeira data revelada foi precisamente a data de abertura da tour, anunciando a presença como cabeças de cartaz do Rock in Rio Lisboa 2016. Este anúncio catapultou a nossa comunidade e levou à renovação da nossa imagem, nomeadamente do nosso logótipo, que foi escolhido através de uma votação por toda a comunidade.

A vinda dos Queen + Adam Lambert a Portugal, gerou uma verdadeira onda de crescimento e participação na página da nossa comunidade no facebook, e que deu aso ao lançamento de uma linha merchandise TSMGO PT, nomeadamente t-shirts e pins. Estes materiais servem-nos de apoio e representação, bem como uma demonstração de orgulho na comunidade e, principalmente, na nossa banda.

Na tarde em que antecedeu o concerto, a administração do TSMGO PT, foi procurada por diversos meios de comunicação social, para (em representação de todos na comunidade) falar sobre os Queen e o que significava ter os Queen em Portugal.

Mais de 80 mil pessoas assistiram aos Queen + Adam Lambert num concerto memorável, e por nós apelidado do melhor concerto de sempre dado em terras lusas. Os milhares que lotaram o Parque da Bela Vista ficaram com aquela esperança de voltar novamente aquele espectáculo.

Nos dias que se seguiram ao concerto, a comunidade cresceu de forma espantosa. Como forma de retribuir o apoio, o TSMGO disponibilizou a gravação televisiva do concerto em alta definição, a toda a comunidade. Os pedidos para partilha do concerto superaram largamente as nossas expectativas.

30 anos de magia - Magic Tour

O ano 2016 marca também os 30 anos da mítica Magic Tour e, como forma de assinalarmos esta data tão especial, o TSMGO PT promoveu duas acções.

Desde o primeiro concerto em Estocolmo até ao último em Knebworth, publicamos toda a informação sobre os mesmos divulgando todas as curiosidades, lotação e relatos de quem esteve presente, tudo em português, acompanhando de fotos e respectivas bootlegs áudio (as que existem).

Simultaneamente a este trabalho, no dia 12 Julho de 2016, em comemoração dos 30 anos da segunda noite de Wembley em 1986, apoiámos e promovemos amplamente o concerto dos One Vision, comemorativo desta data no Hard Rock Cafe Lisboa. Em resultado disso, o Hard Rock lotou, comemorando-se neste local mais uma data marcante na história dos Queen. Neste mesmo mês, e numa prova da importância da nossa comunidade, conseguimos declarações exclusivas de uma das lendas da música, Steve Vai, sobre os Queen e em particular, sobre Brian May. Declarações essas, que podem ser vistas aqui no nosso site e na página de Facebook.

Uma nova etapa chamada…Queen Portugal

​A 5 de Setembro de 2016, dia do 70º aniversário de Freddie Mercury, dá-se mais uma evolução na história da nossa comunidade. Com o contínuo crescimento da mesma e reconhecimento a nível nacional, The Show Must Go On tornava-se um nome curto para o que a comunidade representava. Ao mesmo tempo, com o seu espaço já conquistado e nome reconhecido, optou-se não por mudar completamente o nome, mas apenas alterar de modo a que representasse o melhor de dois mundos.  É aí, que se junta "Queen Portugal" ao nome, passando a comunidade a ser conhecida como "Queen Portugal - The Show Must Go On”. Um nome apropriado para a importância do grupo a nível nacional, e com uma mensagem sobre a imortalidade dos Queen, na vida de todos os membros da mesma. O Queen Portugal - The Show Must Go On, tem hoje em dia uma actividade constante, com posts diários no Facebook, e artigos sobre o Mundo Queen, destacando todas as datas importantes da história da banda, disponibilizando também informações pouco conhecidas do público geral.

​Com a mudança de nome, mudou-se a imagem e, a 12 de Setembro lançamos a nossa nova página queenportugal.com.

 

Um ano a crescer e a cimentar posição

As metas para 2017 eram altas, tento em conta que vínhamos de um ano pós Queen + Adam Lambert em Portugal, onde tínhamos crescido como nunca antes tinha acontecido.


Neste ano, e pela primeira vez foi criado o melhor álbum de músicas dos Queen para os Portugueses, depois de semanas de votações a nossa comunidade escolheu os dezassete melhores temas da banda.


O FFAD de 2017 no Hard Rock Cafe Lisboa, foi também marcado pelo início dos festejos do nosso 6º Aniversário onde, perante uma sala esgotada, os One Vision ajudaram-nos ao lançamento dos nossos cachecóis, que resultaram um autêntico êxito, sendo necessário o fabrico de uma segunda edição devido às diversas encomendas recebidas.


Ainda no decorrer deste ano, e em apenas 3 meses, atingimos consecutivamente as barreiras dos 2000 e 3000 seguidores no Facebook, onde lembramos possuímos uma actividade praticamente diária e diversificada.
Tudo isto aconteceu, num ano em que os Queen + Adam Lambert estiveram em digressão um pouco por toda a Europa, mas infelizmente ficando Portugal de fora.

 

Somos hoje uma comunidade forte, reconhecida a nível nacional e internacional, com várias referências em páginas internacionais de apoio aos Queen.

Em 2018 os Queen vão voltar

No dia 19 de Fevereiro o Queen Portugal era a primeira organização nacional a noticiar a regresso dos Queen + Adam Lambert ao nosso País. A banda anunciava um concerto na Altice Arena para dia 7 de Junho.

© 2011 - 2020 - Queen Portugal - Portal da Comunidade de Fãs Portugueses dos Queen