Queen e David Bowie: existem demos com covers dos Cream


Os Cream eram uma banda inglesa, formada em 66, e que consistia em Jack Bruce, no baixo e voz, Eric Clapton na guitarra e voz e Ginger Baker na bateria. Pela excelência e percurso dos seus músicos, eles são considerados como a primeira super-banda da história. Só um aparte: Quando Taylor se juntou aos Smile a banda havia pedido um baterista do “tipo Ginger Baker”. Detalhe possivelmente relevante na história mais adiante. Os Cream terminaram em 1968, mas deixaram um legado de 4 álbuns com música simplesmente fabulosa. Se não os conhecem, oiçam o disco Disraeli Gears.


Avancemos então no tempo, até às sessões dos Queen com David Bowie em 81. May e Taylor revelaram esta semana que existe música não editada dessas sessões. Na edição de Março da Record Collector, o guitarrista e o baterista dos Queen confirmaram a existência desse material, ainda “escondido dos fãs”, designadamente covers dos Cream, fruto das sessões com o “Alladin Sane”.


Avança Roger Taylor: Se nós formos aos arquivos, provavelmente há lá qualquer coisa. Nós fazíamos coisas estranhas, do tipo versões de música antiga dos Cream. Lembro-me que fizemos NSU e I Feel Free, só para a galhofa e depois decidimos “vamos escrever uma para nós”.


Na entrevista não é mencionado se a música dessas sessões irá algum dia ver a luz do dia, mas os Smile tinham versões de I Feel Free dos Cream, daí a referência a Ginger Baker aquando da selecção de Rog.

Se nós já sabíamos que o nível de insanidade daquelas sessões entre os 5 músicos era alto, esta nova entrevista vem dar ainda mais certeza sobre a quantidade de loucura, álcool e genialidade que andou ali à solta. Um país calmo como a Suíça não estava preparado. Obviamente que, apesar de tudo, as sessões Queen/ Bowie devem ter corrido bem, ao nível musical, senão Under Pressure nunca tinha acontecido. Isto apesar da luta de egos, claro. Talvez essas demos irão ficar enterradas no baú, pois certamente o material deve ser de qualidade insuficiente, deve ter sido só uma jam descontraída sem grandes preocupações de afinação ou sequer acerto. Tipo aquecimento, a ver o que dava…


Mais informações aqui.