top of page

Brian May fala da importância dos Led Zeppelin na carreira dos Queen


Brian May recorda a primeira reação dos Queen aos Led Zeppelin e indica qual o tema de Queen que foi "definitivamente inspirados pelo espírito dos Zeppelin".


Brian May recordou a primeira vez que ele e os seus companheiros de banda ouviram Led Zeppelin, detalhando a que ponto a famosa banda, que tem Robert Plant como frontman, o influenciou e explicou as diferenças e similaridades entre ambos.


Não há dúvidas que os Led Zeppelin são uma das maiores bandas de hard rock de todos os tempos. Os vocais estrondosos de Plant combinados com o enorme talento de Jimmy Page na guitarra, o grove de John Bonham na bateria e as linhas melódicas de baixo de John Paul Jones, criaram uma fórmula que muitos tentaram replicar mas nunca com total sucesso.


Desde que os Led Zeppelin fizeram a sua estreia quatro anos antes dos Queen lançarem o seu primeiro álbum em 1973, Robert Plant & Companhia tornaram-se uma das principais influências de outra banda. "Eu nunca me envergonharia de dizer que os Zeppelin foram uma grande influência para nós", Brian May contou à Total Guitar numa entrevista recente.


Ao recordar a primeira vez que ouviu Led Zeppelin, May disse:

"Aqueles rapazes não estavam muito à nossa frente em termos de idade, mas a primeira vez que ouvimos os Zeppelin, pensámos, 'Oh meus deus, isto é onde nós queremos chegar, e eles já lá estão!"


"Então de certa forma, houve momentos em que sentimos que estávamos a perder a onda, como se não conseguíssemos que as nossas coisas saíssem cá para fora. Mas a nossa visão era um pouco diferente dos Zeppelin, musicalmente."


"É mais harmonioso e melodico, suponho. Mas eu nunca me envergonharia de dizer que os Zeppelin foram uma grande influência para nós, não apenas musicalmente, mas também na maneira como eles se comportavam na industria, sem se comprometerem."


"A maneira como eles tratavam da sua imagem, a integridade, a maneira como eles construiram o seu espectáculo de palco – tantas coisas. Suponho que entre os Zepeelin, os Beatles e os The Who, podes ver de onde viémos. Foi desse tipo de plataforma que demos o salto."

Noutra parte da entrevista, Brian falou sobre as similaridades entre Now I'm Here e Black Dog dos Led Zeppelin, acrecentando que esse tema do LP de 1974 dos Queen Sheer Heart Attack foi inspirado pelo “Espírito dos Zeppelin”. Ele acrescentou: "Devo muito ao Jimmy Page, claro – o mestre do riff e o mestre de nos perdemos deliberadamente nos compassos. Acho que esse tema foi definitivamente inspirado pelo espírito dos Zeppelin."


"Todas aquelas coisas magnificas que acontecem quando o Bonzo (o baterista de Led Zeppelin, John Bonham) está a atirar coisas que soam como que estivessem num campasso diferente – essa cena sempre me fascinou."



bottom of page