JEAN-MICHEL JARRE ANUNCIA 'BRIDGE FROM THE FUTURE' O CONCERTO DE ABERTURA DO STARMUS FESTIVAL - BRATISLAVA - 12 DE MAIO DE 2024 - INCLUINDO UMA PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DE SIR BRIAN MAY
Jean-Michel Jarre anuncia um concerto único, Bridge from the Future, o evento de abertura do STARMUS Festival deste ano. Em associação com a ESET, líder mundial em segurança digital, o pioneiro da música eletrónica irá atuar ao vivo no Incheba Bratislava, Eslováquia, no dia 12 de Maio - tendo como pano de fundo a deslumbrante Ponte Most SNP (UFO). O convidado especial Sir Brian May juntar-se-á a ele em palco. O concerto realiza-se em cooperação com a cidade de Bratislava e é de entrada livre. O concerto será transmitido pela televisão eslovaca RTVS, bem como a nível mundial através da rede EBU e transmitido em direto no canal YouTube de Jean-Michel Jarre.
Bridge from the Future, especialmente concebido e desenhado para esta ocasião por Jarre, irá inaugurar a sétima edição do Festival STARMUS, o maior encontro do mundo que une ciência, arte e música. Este ano, com o tema "STARMUS Earth: the future of our home planet", promovido pela ESET Digital Security, o festival reúne laureados com o Prémio Nobel, cientistas e investigadores de renome, astronautas, intelectuais e artistas para trocar conhecimentos e ideias à medida que se explora questões existenciais profundas e urgentes. Foi fundado pelo astrofísico Garik Israelian e pelo guitarrista dos Queen e doutorado em astrofísica Sir Brian May, sob os auspícios do falecido Stephen Hawking. A ciência, muitas vezes referida como a ponte para o futuro, promete avanços transformadores - se aceitarmos as suas descobertas e previsões sem hesitação.
O STARMUS tem como objetivo inspirar a próxima geração de exploradores e regenerar o espírito de descoberta, envolvendo a humanidade nas maiores questões do nosso tempo. Numa altura em que o mundo enfrenta desafios que ameaçam estreitar a nossa visão. O concerto de abertura do STARMUS, Bridge from the Future, convida-nos a expandir os nossos horizontes e a abraçar um futuro alimentado pela curiosidade, criatividade e colaboração. São valores partilhados pela ESET que, ao acolher o concerto e o Festival STARMUS na sua cidade natal, Bratislava, demonstra a sua dedicação e ambição em promover o poder da ciência, da cultura e da educação junto do público local e global.
Com Bridge from the Future, Jean-Michel Jarre está na vanguarda deste movimento, não só como músico icónico e futurista, mas também como Embaixador das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura na UNESCO há mais de três décadas. A ele junta-se Sir Brian May, que não é apenas um membro fundador dos Queen, um guitarrista, compositor, produtor e intérprete de renome mundial, mas também um brilhante Doutor em Astrofísica. Ele irá juntar-se a Jarre no palco não só como o músico lendário, mas também como um sócio fundador da STARMUS.
Ao atuar em Bratislava, Jarre assume o centro do palco no coração da Europa, o continente que tem sido o ponto focal de tantos movimentos revolucionários nas artes, cultura e tecnologia ao longo da história. Inspirando-se nos pensadores visionários da era do Renascimento e atravessando os séculos, Bridge from the Future e STARMUS Earth Festival anunciam o início de um renascimento moderno, com as mentes mais brilhantes do nosso planeta a apelarem à próxima geração de pensadores e exploradores para que contribuam para regenerar o espírito de descoberta e para envolver a humanidade nas maiores questões do nosso tempo.
"Enquanto continuamos a aprender com o passado, devemos hoje escutar o futuro, estando recetivos e atentos aos sinais que nos chegam. Os avanços, as descobertas e as soluções, em todos os domínios, já existem lá à frente, no futuro, à espera de que os encontremos. É a nossa vocação, enquanto artistas, cientistas, empresários e cidadãos, envolvermo-nos e ativarmos o progresso, criando uma ponte a partir do futuro: é este o espírito de STARMUS." - Jean-Michel Jarre
Esta edição de 2024 do STARMUS Festival defende o tema "O Futuro do nosso Planeta", acentuando o papel vital que tanto a ciência como a arte desempenham na garantia de um futuro sustentável para a Terra. Enquanto a ciência ilumina as verdades do nosso universo, a arte e a música inspiram-nos a procurar novas revelações.
O evento de cinco dias (13 a 17 de maio) inclui palestras e debates sobre temas como o Ambiente, a IA e a Cibersegurança e o Espaço, bem como a apresentação anual da Medalha Stephen Hawking para a Comunicação Científica, que Jean-Michel Jarre recebeu em 2017. Este ano, Jean-Michel foi anunciado como o mais recente membro do Conselho Consultivo da STARMUS.
Sir Brian May afirmou: "Estamos entusiasmados por o STARMUS VII arrancar com um espetáculo tão único e espetacular. E neste concerto, Jean-Michel Jarre vai definir o tom para o espírito desta conferência, especificamente destinado a abordar os problemas atuais do nosso planeta."
Richard Marko, CEO da ESET disse: Não podíamos estar mais entusiasmados por anunciar que Jean-Michel Jarre vai animar o Festival STARMUS com a sua atuação cativante. O local, com a ponte Most SNP como pano de fundo, serve como uma ponte metafórica entre o passado e o futuro. Encapsula o contraste de épocas. De um lado, o centro histórico de Bratislava e, do outro, o monumento retro-futurista do OVNI. Um contraste semelhante é observado na história da ESET. No início, poucas empresas e indivíduos utilizavam o antivírus que desenvolvemos há 30 anos. Agora, isso está em impressionante justaposição com a tecnologia de várias camadas, alimentada por IA, combinada com conhecimentos humanos, utilizada por centenas de milhões de pessoas em todo o mundo para a sua proteção. Em ambos os casos, estes progressos só foram possíveis graças à ciência.
Garik Israelian afirmou: "Passaram 16 anos desde que eu e o Brian conhecemos o Jean-Michel em Londres e lhe propusemos uma colaboração. Sabíamos que o concerto de Jean-Michel envolve uma produção ambiciosa e nunca tivemos uma oportunidade para o fazer. Parece-me que temos estado à espera do Starmus Earth para o fazer acontecer. Esta é a primeira vez que STARMUS coloca os holofotes no nosso planeta e queremos que o público em geral esteja mais recetivo do que nunca às grandes questões do nosso tempo, do nosso planeta. Não há dúvida de que o arranque desta edição especial com uma atuação tão espetacular como "Bridge from the Future" atingirá esse objetivo. Jean-Michel Jarre sempre nos trouxe música do futuro para nos fazer vibrar com o presente, e esse é o espírito de STARMUS."
O Bridge from the Future Live Concert tem lugar no Incheba, Bratislava, a 12 de maio. A entrada é livre.
O STARMUS Earth Festival decorre de 13 a 17 de Maio em vários locais da cidade. Os bilhetes estão disponíveis em www.ticketportal.sk
Fontes: Queen Online
Comments