Há 30 anos o Estádio de Wembley enchia-se para Homenagear Freddie Mercury



Fazem hoje precisamente trinta anos desde o lendário Concerto de Tributo a Freddie Mercury, ocorrido no Estádio de Wembley perante cerca de 72 mil pessoas, com transmissão televisiva para mais de 76 países.


Jacky Smith, Presidente do Queen Fan Club recordou recentemente que a ideia para o Concerto de Tributo a Freddie partiu de Roger na noite após o funeral do vocalista dos Queen.


Roger sentiu que se tinha de fazer alguma coisa, entrando em contacto com os vários artistas que tinham mostrado interesse em fazer algo para homenagear Freddie.


O anúncio seria então feito nos BRIT Awards de 1992, quando os elementos remanescentes dos Queen recebiam o prémio de melhor single de 1991 com These Are The Days Of Our Lives


O grande espetáculo foi preparado entre Novembro de 1991 e Abril de 1992, sendo que a 27 de Março de 1992 nos Bray Studios em Berkshire começavam os ensaios para o futuro espetáculo, com um sem numero de caras famosas a juntarem-se a Brian, Roger e John.

O objectivo central deste mega-concerto foi celebrar a vida, os sonhos e o trabalho de Freddie Mercury, tendo todos os lucros do evento revertido para a à época recém fundada Mercury Phoenix Trust.


Vários foram os artistas, de vários estilos musicais, que subiram ao palco de Wembley, para prestar a sua homenagem ao melhor vocalista de todos os tempos, mostrando o alcance transversal que Freddie Mercury e os Queen conseguiram obter com a sua obra.

Extreme, Metallica, Guns N' Roses, Def Leppard, entre outros, bem como diversos amigos de Freddie Mercury como: David Bowie, Annie Lennox, George Michael, Elton John participaram neste enorme concerto.


Hoje às 19:00 haverá uma transmissão especial no YouTube para celebrar os trinta anos do The Freddie Mercury Tribute Concert.