top of page

The Show Must Go On foi lançado há 30 anos


Hoje passam exactamente 30 anos desde o lançamento de The Show Must Go On / Keep Yourself Alive, o 40.º single dos Queen, o penúltimo de Innuendo, e o último a ser produzido com Freddie Mercury ainda em vida.


The Show Must Go On é talvez a faixa mais comovente e emotiva do álbum Innuendo, obviamente é a faixa que o fecha.


Freddie e Brian May conceberam-na e desenvolveram-na juntos, com Brian a rabiscar furiosamente as letras para que Freddie as gravasse enquanto ainda lhe era possível.


A escolha do labo B constituiu um mistério na altura, gerando um enorme debate entre os fãs. Keep Yourself Alive, do álbum de estreia em 1973, foi o primeiro single dos Queen e, por isso, acredita-se que a junção do tema com The Show Must Go On poderá ter acontecido por a banda saber que aquele seria o último single com Freddie. Embora inteiramente plausível, esta versão nunca foi confirmada.


Apesar da especulação, The Show Must Go On acabou mesmo por ser o último single da era Freddie e incluiu de facto, o primeiro single de sempre no lado B. Seja qual for a verdade tendo ou não havido intenção, tratou-se de uma combinação adequada de músicas, com letras igualmente apropriadas, que alcançou o 16.º lugar nas tabelas do Reino Unido. Após a morte de Freddie, no final de Novembro, a canção voltou a entrar nos tops, tendo-se mantido mais tempo entre os primeiros 75 lugares do que no momento em que foi lançada.



bottom of page