Entrevista exclusiva a Rudi Dolezal




Numa pequena, mas bastante significativa entrevista, em exclusivo para a Queen Portugal, conduzida pelo Diogo Vale, tivemos o privilégio de falar com Rudi Dolezal. Rudi ficou conhecido por trabalhar com os Queen durante muitos anos, dirigindo videoclipes da banda, entrevistas e até documentários.


Ao diretor e produtor de cinema austríaco, que já trabalhou com vários artistas, entre eles Michael Jackson, David Bowie, The Rolling Stones, Frank Zappa, Sting e muitos outros, perguntámos como foi trabalhar com Freddie, Roger, Brian e John e como este projeto mudou a sua vida. Rudi respondeu desta forma:


Eu tenho de dizer que trabalhar com os Queen mudou completamente a minha vida, pois foi um sonho tornado realidade, e especialmente o Freddie Mercury, que foi um grande “mentor” para mim. O meu primeiro mentor foi o Frank Zappa, depois o Freddie Mercury e por fim o Keith Richards dos Rolling Stones. Eu aprendi muito com o Freddie, aprendi como lutar para ser o melhor, como tentar sempre os impossíveis e que a qualidade no nosso trabalho está acima de tudo, sempre. Mas mais importante do que tudo, aprendi com ele que a coisa mais importante no mundo da música são os fãs! O Freddie dizia me sempre que sem os fãs, os Queen não teriam sido nada. E depois do Freddie me transmitir a importância dos fãs, eu implementei essa “filosofia”, e é por isso que me dedico a 100% aos meus fãs e a dar entrevistas como estas, para o Queen Portugal”.


Pedimos também a Rudi para descrever com uma frase o Freddie, Roger, Brian e o John:

Freddie como sabem (risos), tive de escrever um livro inteiro “My Friend Freddie” para falar sobre a nossa amizade, que por falar nisso, ainda vão a tempo de fazer a pré-reserva do meu livro autografado (www.myfriendfreddie.com/), disponível também em língua portuguesa! Freddie era o grande artista, ele era o grande dono do palco, um grande ser-humano que era muito atencioso com toda a gente. Brian, claro, um dos melhores guitarristas de todos os tempos, mas ao mesmo tempo uma pessoa muito doce e sempre preocupada com toda a gente à sua volta, estava sempre a tratar dos assuntos da banda, não iremos esquecer que ele e o Roger formaram a banda Smile, à qual Freddie se juntou depois e formou-se a banda Queen. O Brian é como se fosse o diretor de música da banda, não sei se lhe posso chamar isso, ou se ele gosta de ser chamado assim (risos). Roger, ele era o meu “parceiro do crime” nas festas que tínhamos, o Roger sabe bem como celebrar numa festa, ele ensinou-me a festejar e como me divertir nas festas (risos), mas como é obvio também é um dos melhores bateristas de todos os tempos, e assim como Freddie e Brian é um grande compositor. O John por fim, e como todos sabemos, era o mais calado da banda, mas a verdade é que ele, até nem era assim tão calado quando os outros os três às vezes discutiam. Nas discussões da banda, John ficava calado num canto, mas depois de algum tempo dizia uma frase que estava completamente certa e as discussões acalmavam. Para mim John, é um músico bastante subestimado, é um ser humano bastante incrível com o qual tive o privilégio de trabalhar também.


Por fim, perguntamos também à estrela austríaca quando tenciona voltar a Portugal:

Eu amo Portugal, eu já fui ao Algarve ainda quando era novo com a minha companheira, o meu primeiro amor (risos) e amei imenso. As companhias aéreas portuguesas, são para mim as melhores de todas e também já estive em Lisboa. Para mim, o estilo de vida em Portugal é bastante similar ao estilo de vida na Áustria, e para quem não sabe, eu sou austríaco, de Viena. Na Áustria temos um país lindo e eu adoro as pessoas, mas em Portugal, vocês também têm grandes jogadores de futebol (risos) e eu também sou um grande fã de futebol, por isso adoro os jogadores de futebol Portugueses. Estarei em Portugal em breve, e claro durante a minha turné mundial em 2021 para promover o meu livro “My Friend Freddie”. Estarei pelo menos numa cidade portuguesa, se não for possível ir a mais, mas sei que estarei em Portugal em breve, se a pandemia permitir, claro. Para os meus fãs Portugueses, e fãs de Queen, eu amo-vos e vocês são todos muito importantes para mim e espero que saibam os meus três grandes desejos: Por Favor, façam a pré-reserva do meu livro, “My Friend Freddie”, subscrevam também ao meu canal de YouTube “Rudi Dolezal´s DoroTv”, onde vão encontrar vídeos antigos meus e do meu trabalho com os Queen e muitos outros, e por fim, nunca percam o meu Backstage aos Domingos, onde falo de histórias com os Queen, Bowie, Rolling Stones, Frank Zappa, Whitney Houston e muitos mais! Adoro-vos! Amor e respeito!