Queen em Revista | Abril 2022




Eis o 4º. episódio do Queen em Revista, que como já devem saber é o nosso novo espaço, onde abordamos o que se passou no Mundo Queen durante o mês anterior.


Depois da tortura Queenesca de 1:17:58 da nossa última edição, este mês tentámos conter-nos para vos apresentar um vídeo um pouco mais pequeno. Mas não se preocupem pois irão encontrar na mesma todos os factos, histórias e atividades que aconteceram no mundo Queen no mês de Abril.


Neste Queen em Revista de Abril começámos pelas Efemérides que marcaram o mês anterior. Como sempre, relembrámos alguns dos aniversariantes do mês anterior, passando depois a recordar os lançamentos dos Queen, de Roger Taylor, de Freddie Mercury e dos The Cross, que marcaram o mês passado. Por fim, apresentámos alguns acontecimentos marcantes da história da banda que aconteceram no mês de Abril entre os anos de 1970 e 2002, com destaque para a primeira passagem dos Queen pelo Japão em 1975.


A seguir ás Efemérides foi altura de apresentar os acontecimentos do mês de Abril de 2022. Mês marcado, acima de tudo, pelo relançamento do álbum Another World de Brian May que, para além do próprio lançamento de edições especiais e de um evento de lançamento, contou também com a criação de vários conteúdos publicados nas redes sociais do nosso guitarrista favorito. Destes conteúdos gostaríamos de destacar o emocionante regresso de Brian à ilha de El Hierro para reencontrar a árvore que em 1998 serviu de capa para o seu álbum Another World. O mês de abril ficou também marcado pela celebração do 30º. Aniversário do Concerto de Tributo a Freddie Mercury, assinalado pelo Mercury Phoenix Trust que publicou vários vídeos sobre este evento único.


Seguimos para o Tema do Mês, depois de no mês passado termos explorado a história da mítica Red Special de Brian May, este mês continuámos focados no nosso Brian mas desta vez para vos falar do Star Fleet Project. Este projeto que juntou Brian May a Eddie Van Halen em Abril de 1983 e deu origem a um mini-ep lançado em Outubro desse mesmo ano.


Na Página do Mês decidimos apresentar a Queenpedia que, como o próprio nome indica, é uma verdadeira enciclopédia de Queen. Nesta página podemos encontrar toda a informação sobre o mundo Queen sendo, por isso, uma das ferramentas que mais utilizamos quando precisamos de confirmar factos históricos sobre a banda.


Com apresentação da Patrícia chegámos à Personalidade do Mês de Abril faria 89 anos no passado dia 12 de Abril, uma das melhores sopranos de todos os tempos. Referimo-nos, como é claro, à enorme Montserrat Caballé, uma diva com uma carreira riquíssima e que era uma das maiores inspirações de Freddie Mercury. Seria impossível falar dos Queen e de Caballé sem referir a colaboração perfeita entre Montserrat e Freddie que até aos dias de hoje não deixa ninguém indiferente.


Na Cover do Mês apresentámos a enérgica versão de Sheer Heart Attack pelos Hallows Eve, uma banda de thrash metal originária de Atlanta. Esta versão foi lançada no álbum Monument em 1988 e volta mais uma vez a confirmar a transversalidade dos Queen.

Finalmente, a última secção deste Queen em Revista de Abril pertence aos fãs da banda e para esta edição falámos com John Aguiar que tem 41 anos e cuja paixão pelos Queen começou em meados de 1995. John é um enorme fã de Queen que já encontrámos várias vezes durante as nossas jornadas Queenescas e que tem colaborado com o Queen Portugal. Mas como já sabem, conversa puxa conversa e as entrevistas acabam sempre por ficar muito longas e por isso, deixámos apenas um excerto desta animada conversa na nossa rúbrica sendo que a versão completa será lançada mais tarde 😉.


Este quarto episódio só foi possível graças à preciosa ajuda do John Aguiar, Nenu, Nuno Custódio e Vitor Cabral… Obrigado malta!


O nosso agradecimento ao Alexandre, Miguel e Patrícia que uma vez mais deram a cara por este projeto.


- It's In Everyone Of Us: https://youtu.be/mTs5D-fuz20

- Passatempo MPT: http://winqal.com/

- Queen Pedia: https://queenpedia.com/

- Cover - Hallows Eve - Sheer Heart Attack: https://youtu.be/znt7XqGp5gk