top of page

Parabéns Phoebe!


Hoje o nosso querido Phoebe completa 68 anos de vida!


Peter Freestone nasceu em Surrey na Inglaterra, a 8 de Janeiro de 1955 e depois de terminar os seus estudos, aos 19 anos, começou a trabalhar tornando-se gerente na cadeia de lojas Selfridges. Em 1975, decidiu mudar de carreira e começou a trabalhar em Part-time na famosa Royal Opera House, sendo que dois anos mais tarde foi contratado como responsável pelo guarda-roupa no Royal Ballet.


Em 1979 conheceu Freddie Mercury que era um convidado de honra numa gala de caridade do Royal Opera House. O vocalista dos Queen cantou Crazy Little Thing Called Love e Bohemian Rhapsody acompanhado por numerosos dançarinos.


Peter trocou algumas palavras com Freddie Mercury naquela noite depois da sua performance, já que Freddie estava interessado na natureza do seu trabalho e fez-lhe algumas perguntas sobre ele.


Três semanas mais tarde Peter recebeu uma chamada de Paul Prenter, o manager de Freddie na altura, que lhe ofereceu uma oportunidade de trabalhar para os Queen e de tratar das roupas de palco durante a digressão inglesa Crazy Tour. Peter aceitou prontamente a proposta e foi assim que começou uma enorme amizade entre Freddie e Phoebe (a alcunha que Freddie deu a Peter Freestone).


Um ano mais tarde, em 1980, Peter tornaria-se oficialmente no assistente pessoal de Freddie. Durante doze anos Peter esteve em contacto direto com Freddie, tomando conta de todas as suas necessidades. Tornando-se num faz tudo que era desde secretário e responsável pela correspondência de Freddie, até ser o seu guarda-costas e no final de vida, o seu enfermeiro.


Peter viajou por todo o mundo e seguiu Freddie durante as suas viagens constantes e digressões com os Queen, sendo que o seu trabalho como assistente pessoal de Freddie apenas terminou três meses antes da sua morte em 1991.


Depois da partida de Freddie, Peter Freestone teve diversos projectos, para começar trabalhou num hospital em Londres e abriu um pequeno hotel antes de se tornar diretor de uma companhia de Opera.


Em 1995, depois de alguma hesitação, Peter começou a escrever o seu primeiro livro, que publicou com David Evans. Com o título Freddie Mercury: An Intimate Memoir by the Man Who Knew Him Best foi oficialmente lançado em 1998 e segundo Peter foi o resultado de mais de três anos de terapia.


O seu segundo livro Freddie Mercury: The Afterlife foi lançado em 2004 e foca o período após a morte de Freddie e o interesse que os fãs têm em Freddie e na sua música.


Em 2016, Peter lançou um novo livro, que se focou nas receitas favoritas de Freddie, tendo inúmeras fotografias bem como anedotas e memórias do Peter Freestone a cozinhar para Freddie Mercury.


Peter vive atualmente na Republica Checa, perto de Praga, para onde se mudou em 2001, é professor numa escola perto de casa, sendo que criou em conjunto com Milan Satnik, o projeto Titanic Freddie Aids. Este é um projeto direcionado para as escolas e tem como objetivo consciencializar os jovens para os perigos ainda presentes do HIV e Sida.


Phoebe regressa frequentemente a Montreux onde tem participado durante muitos anos nos Freddie Celebration Days, um evento organizado durante o aniversário de Freddie. Tem também estado envolvido em várias atividades realizadas por fãs de Queen e com bandas de tributo aos Queen.


Peter dedica uma grande parte do seu tempo a recordar o seu grande amigo Freddie Mercury e a apoiar todos aqueles que o admiram, sendo que ainda no passado dia 24 de Novembro de 2022, Phoebe assinalou os trinta e um anos desde a partida de Freddie com este vídeo.


Referir ainda quen quando esta Comunidade foi fundada, recebemos uma mensagem de apoio de Peter que nos deu imensa força para continuar com este projeto.


Parabéns Peter Freestone!


bottom of page