Queen The Greatest | EP 37: Innuendo


(Design de Richard Gray. © Queen Productions Ltd.)


Queen The Greatest: uma celebração de 50 dos maiores momentos da história dos Queen até agora.


Uma série de 50 semanas no YouTube que celebra os momentos-chave da história dos Queen lembrando-nos o porquê da banda e da sua música continuarem a ser amadas em todo o mundo.


"Estranhamente, um álbum muito feliz de fazer." - Roger Taylor

Uma retrospectiva de como foram os Queen na década de 1990 e celebraram o seu vigésimo aniversário com o lançamento do single e álbum Innuendo, que entraram nas paradas do Reino Unido em primeiro lugar.


"Freddie costumava dizer sempre: ' Oh Brian, estas a fazer com que lixe a garganta outra vez'. Então, com The Show Must Go On, lembro-me de me desculpar ao dizer: 'Olha, eu fiz em falsete. Não sei se é possível fazer com a voz plena, sabes, mas obviamente seria ótimo'. E ele disse 'Oh, pelo amor de Deus, rola a fita'. Um par de vodcas, e ele foi para essa linha, o que foi notável ele ter chegado aquelas notas." - Brian May


Brian May: “Eu fiz uma demo completa para The Show Must Go On, incluindo aquela parte muito alta, tu sabes, 'On with the show'. E eu disse ao Freddie, porque Freddie costumava sempre dizer, 'Oh Brian, estas a fazer com que lixe a garganta outra vez'. Então, lembro-me de me desculpar ao dizer: 'Olha, eu fiz em falsete. Não sei se é possível fazer com a voz plena, sabes, mas obviamente seria ótimo'. ”


O Queen The Greatest desta semana marca o rugido dos Queen na década de 1990 com seu 14.º e penúltimo álbum de estúdio, o hit Innuendo, e olha para as sessões de estúdio de Montreux de Março de 1989 a Novembro de 1990 realizadas sob a sombra da fragilidade crescente de Freddie, mas lembradas por Roger Taylor como "estranhamente, um álbum muito feliz de fazer".


"Com o Innuendo, alguém sugeriu que eles deveriam tocar ao vivo, e eles acharam que era uma boa ideia. Por isso, instalámo-los no Casino Hall (Montreux) o próprio estúdio estava ligado com 54 linhas de microfone (...) Na verdade, eles criaram uma música ao vivo, improvisando até se tornar numa música. Foi assim que tudo começou." - Dave Richards (Produtor)


"Estávamos a trabalhar juntos no estrangeiro, nos Mountain Studios. Acho que o Freddie decidiu que realmente amava a Suíça, e não queria que o estúdio ficasse debaixo do lago, que era onde ele o queria antes. (...) "Há coisas muito boas nas insinuações, era bastante ao vivo, penso que um estúdio maior é bom para nós". - Roger Taylor


"Havia uma espécie de sensação de reexploração da nossa juventude quase enterrada algures por aí. Foi divertido (...) Estávamos todos a trabalhar com as ideias de todos e não a sermos possessivos em relação às coisas, por isso há ali uma grande libertação.". - Brian May


"Penso que estamos todos a apresentar ideias diferentes. Há muito mais trabalho de equipa, mas as pessoas ainda se preocupam muito com as canções com as quais sentem que começaram." - John Deacon


"O Freddie estava a cantar ao vivo com eles, não tive nenhuma impressão de que ele poderia estar doente. Ele estava cheio de energia e a cantar." - Dave Richards (Produtor)


No início de 1991, o álbum e single Innuendo foram lançados e ambos entraram nas paradas do Reino Unido em primeiro lugar. Este foi também o primeiro álbum dos Queen a alcançar o ouro nos Estados Unidos desde o lançamento de The Works em 1984.


"Éramos um grupo muito unido como uma família, e trabalhávamos no estúdio, até, normalmente, o Freddie ficar muito cansado". - Brian May


Brian May: “A voz no The Show Must Go On é incrível. Nunca ouvi ninguém cantar assim em toda a minha vida. Ele enfrentou todos os desafios e parecia alcançar alturas que nunca havia alcançado antes. ”


Esta experiência de gravação, apesar dos desafios que agora sabemos que a banda estava a enfrentar, provou ser extremamente produtiva, e o Innuendo marcou o 20º aniversário da banda em grande estilo, entregando uma potência de composição e gravação de músicas na mais fina tradição dos Queen.


Próxima semana: O Solo de Guitarra



Fonte: Queen Online