Sobre os Queen          Cronologia          Discografia          Freddie Mercury          Brian May          Roger Taylor          John Deacon

THE COSMOS ROCKS

 

The Cosmos Rocks é o único álbum de estúdio dos  Queen + Paul Rodgers (e o 16º álbum dos Queen ) e foi lançado a 15 de Setembro de 2008. Contêm 14 novos temas escritos por Brian May, Roger Taylor e Paul Rodgers, sendo por isso o primeiro álbum com novo material dos restantes dois membros dos Queen desde o Made in Heaven de 1995.

A banda entrou no estúdio de Roger Taylor no final de 2006, depois de completar as datas americanas da digressão mundial. As sessões de gravação eram marcadas tendo em conta a agenda de Paul Rodgers. Ainda durante a tour, a banda estreou uma nova música "Take Love", que acabou por não ser incluída no álbum. Na sua tour a solo, Paul Rodgers estreou "Warboys" e "Voodoo", entre outras. Depois de John Deacon se retirar, as secções de baixo em estúdio foram gravadas por Paul Rodgers e Brian May.

O primeiro single, "Say It's Not True" foi lançado nove meses antes do lançamento do álbum e o segundo "C-lebrity" foi transmitido no Al Murray's Happy Hour em Abril, cinco meses antes do lançamento.

"Tem material bastante bom", Roger Taylor recorda, "Apenas acho que o Paul é mais do Blues e do Soul - um dos nossos vocalistas preferidos, mesmo, mas, se formos a ver bem, ele não era o frontman perfeito para nós. Acho que o álbum foi mal promovido pela EMI, que se estavam a desmoronar na altura. Nós estávamos em tour pela Europa, e entrei em várias lojas de discos e não estávamos lá. E lembro-me de ficar furioso a pensar - "Por que é que fizemos o raio deste álbum?" "

O The Cosmos Rocks recebeu críticas bastante variadas. De acordo com o agregador de críticas Metacritic, o álbum recebeu uma média de criticas de 42/100, indicando "críticas variadas ou razoáveis". Alexis Petridis do The Guardian deu-lhe duas em cinco estrelas, dizendo "as letras eram estúpidas, banais, um pouco ofensivas e estragando assim todos os esforços musicais aplicados no álbum." A PopMatters deu-lhe uma critica de 7/10, dizendo, "Paul Rodgers trouxe uma nova vida aos Queen, ao mesmo tempo que manteve intacto o legado tremendo da banda, simultaneamente trazendo novo material para o Séc. XXI." A Mojo deu-lhe três estrelas, dizendo " Ocasionalmente eles tropeçam, como na desajeitada "Warboys", mas com o soberbo Rodgers, a segunda vinda dos Queen é justificada."

1. Cosmos Rockin (Roger Taylor)

2. Time to Shine (Paul Rodgers)

3. Still Burnin'  (Brian May)

4. Small  (Roger Taylor)

5. Warboys  (Paul Rodgers)

6. We Believe  (Brian May)

7. Call Me (Paul Rodgers)

8. Voodoo (Paul Rodgers)

9. Some Things That Glitter  (Brian May)

10. C-lebrity  (Roger Taylor)

11. Through the Night  (Paul Rodgers)

12. Say It's Not True  (Roger Taylor)

13. Surf's Up... School's Out!  (Roger Taylor)

14. Small Reprise  (Roger Taylor)

SINGLES

 

Foram lançados três singles deste álbum: 

Say It's Not True foi o single principal, lançado no Reino Unido a 31 de Dezembro de 2007; alcançou o 90.º lugar dos tops britânicos apesar de ter estado disponível grátis para download durante algum tempo. O vídeo contém imagens da África do Sul, assim como imagens dos concertos de Nelson Mandela. O single foi lançado para caridade e todas as receitas foram doadas. 

C-lebrity foi lançado como o segundo single do álbum a 8 de Setembro de 2008, chegando ao 33.º lugar do top de singles do Reino Unido. O seu lado B consistia numa gravação de Fire and Water ao vivo no Japão. 

We Believe foi lançado como single promocional na Itália e chegou ao 4.º lugar no top de rádio da Virgin. Foi editado dos seus 6 minutos originais para menos de 4 minutos. 

TOUR

A The Cosmos Rocks Tour começou a Setembro de 2008 para promover o lançamento do álbum. O concerto de abertura da tour foi gravado para ser lançado em DVD, e foi transmitido em várias salas de cinema nos Estados Unidos a 6 de Novembro de 2008 com o titulo "Let the Cosmos Rock".

 

A tour incluiu um dos maiores concertos ao ar livre, que aconteceu em Kharkiv na Ucrânia e contou com 350 mil pessoas. Durante esta tour os Queen tocaram para perto de um milhão de pessoas.

Fonte: Wikipedia

© 2011 - 2020 - Queen Portugal - Portal da Comunidade de Fãs Portugueses dos Queen