Sobre os Queen          Cronologia          Discografia          Freddie Mercury          Brian May          Roger Taylor          John Deacon

THE COSMOS ROCKS

 

1981 foi um ano fascinante e extremamente preenchido para os Queen. A banda fez uma grande digressão pela América Latina, que incluiu concertos na Argentina, Brasil, Venezuela e México, uma outra pelo Japão, e dois espectáculos especial em Novembro no Fórum de Montreal, no Canadá, que foram filmados. No meio de todos estes concertos, os Queen começaram a trabalhar num novo álbum de estúdio, Hot Space, que seria lançado no ano seguinte.

O grupo acabava de viver o seu período de maior sucesso na América do Norte e no Canadá. Tinha alcançado o topo das tabelas norte-americanas que de singles quer de álbuns, com Another One Bites The Dust e o álbum The Game, e tornara-se a primeira banda de sempre a liderar em simultâneo as tabelas britânicas de singles, álbuns e vídeos, com Under Pressure, Greatest Hits e Greatest Flix, respectivamente.

Pouco antes, em Fevereiro e Março, a histórica incursão dos Queen pela América Latina quebrara todos os recordes de audiência num único concerto pago, com 131 000 brasileiros e assistirem à actuação da banda no estádio do Morumbi, em São Paulo. John Deacon recordaria mais tarde que 1981 foi «o ano de descobrir novos públicos que nós nem sabíamos que existiam».

Como seria de esperar, as filmagens dos dois concertos realizados nos dias 24 e 25 de Novembro alcançaram um novo patamar, com os Queen a tornarem-se o primeiro grupo a gravar um espectáculo inteiro no formato de cinema de 35 mm. As filmagens acabariam por ser exibidas nas salas de cinema, mas apenas três anos mais tarde, em 1984, ano que foram também lançadas nos formatos de VHS e LaserDisc, em Setembro, sob o título We Will Rock You.

Depois de mais algumas edições em vídeo nas décadas de 1980 e 1990, o áudio foi editado na íntegra em 2007, no formato de CD duplo e de LP triplo, juntamente com os seus equivalentes em DVD e Blu-ray, sob o título Queen Rock Montreal. Estes formatos mostram a banda de forma absolutamente impressionante, e os pormenores no grande ecrã são de cortar a respiração. Tanto o som como a imagem foram revistos e melhorados de forma meticulosa, e o resultado é uma recordação incrivelmente nítida dos dois espectáculos realizados em 1981 no Canadá.

O CD de 2007 inclui as canções Flash e The Hero, infelizmente ausentes do vídeo anterior, porque as imagens nunca foram encontradas; é provável que se tenham perdido no processo de edição.

Os dois espectáculos realizados no Fórum de Montreal seriam os últimos em que a banda se apresentaria como um quarteto, tal como Brian explicou mais tarde: «Esta foi uma das últimas vezes em que estivemos só nós os quatro. Não havia nenhum músico extra no teclado, que contratámos pouco depois. É tudo muito bruto, só nós os quatro».

A saudação inicial de Freddie à enorme multidão de mais de 18 000 pessoas - «Olá Montreal… Há muito tempo que não nos víamos. Estão todos prontos para enlouquecer?» – marca o tom para um espectáculo incrível.

O alinhamento inclui músicas do último álbum, The Game, entre as quais se encontram os singles Play The Game, Save Me, Crazy Little Thing Called Love e Another One Bites The Dust, e grandes êxitos e temas favoritos dos concertos ao vivo, como We Will Rock You, Somebody To Love, Killer Queen, Bohemian Rhapsody e We Are The Champions. A nova faixa gravada com David Bowie apenas um mês antes, Under Pressure, também está presente.

Freddie: «Nós achávamos que não conseguíamos trabalhar com nenhum outro músico, porque somos muito temperamentais. Mas trabalhar com Bowie, que também é muito temperamental… foi uma enorme surpresa! Houve ali uma espécie de electricidade. Sinto que é uma combinação única.»

Entre as restantes faixas, encontra-se uma versão mais rock e acelerada de We Will Rock You, a abrir o espectáculo, seguida das canções menos conhecidas Let Me Entertain You e Dragon Attack, encaixadas no meio de Now I’m Here, que contém também um momento de interacção de Freddie a cantar com o público. Outros destaques vão para Get Down Make Love, com a sua estranha harmonia na secção central, um cover de Jailhouse Rock, Roger a cantar I’m In Love With My Car, e Freddie com Brian (na guitarra acústica) em Love Of My Life, uma interpretação desta canção de amor muito diferente da versão original de estúdio, incluída no álbum A Night At The Opera, e que põe o público a cantar com a banda do princípio ao fim.

Roger: «Sempre encarámos o palco e os álbuns de estúdio como duas facetas totalmente diferentes daquilo que fazíamos. Nunca tentámos recriar as gravações em estúdio, não estávamos muito preocupados com isso. Só queríamos uma noite cheia de emoção e, portanto, as duas situações eram tratadas de forma completamente diferente.»

Quando o espectáculo termina e se ouve God Save The Queen, Freddie despede-se.

«Até à próxima. Boa noite, Montreal. Obrigado pelo vosso apoio.»

Brian: «Sempre gostámos muito de tocar no Fórum de Montreal. Um público fantástico!»

Freddie: «O teste para avaliar um grande espectáculo é o quanto temos de lutar com o público. É uma prova de esforço entre mim e eles.»

 

​Disc 1
1 - Intro  (Queen)
2 - We Will Rock You (fast)  (Brian May)
3 - Let Me Entertain You  (Freddie Mercury)
4 - Play The Game  (Freddie Mercury)
5 - Somebody To Love  (Freddie Mercury)
6 - Killer Queen  (Freddie Mercury)
7 - I'm In Love With My Car  (Roger Taylor)
8 - Get Down, Make Love  (Freddie Mercury)
9 - Save Me  (Brian May)
10 - Now I'm Here  (Brian May)
11 - Dragon Attack  (Brian May)
12 - Now I'm Here (reprise)  (Brian May)
13 - Love Of My Life  (Freddie Mercury)

Disc 2
1 - Under Pressure  (Queen & David Bowie)
2 - Keep Yourself Alive  (Brian May)
3 - Drum And Tympani Solo  (Roger Taylor)
4 - Guitar Solo  (Brian May)
5 - Flash  (Brian May)
6 - The Hero  (Brian May)
7 - Crazy Little Thing Called Love  (Freddie Mercury)
8 - Jailhouse Rock  (Jerry Leiber/Mike Stoller)
9 - Bohemian Rhapsody  (Freddie Mercury)
10 - Tie Your Mother Down  (Brian May)
11 - Another One Bites The Dust  (John Deacon)
12 - Sheer Heart Attack  (Roger Taylor)
13 - We Will Rock You  (Brian May)
14 - We Are The Champions  (Freddie Mercury)

15 - God Save The Queen  (arr. Brian May)

Queen Portugal

© 2011 - 2020 - Queen Portugal - Portal da Comunidade de Fãs Portugueses dos Queen